Dia D é cancelado e vacinação contra gripe segue no Centro de Saúde e CAIC

Mobilização nacional estava prevista para este sábado (9/5)

 

A mobilização nacional (Dia D) de vacinação contra gripe, que aconteceria neste sábado (9/5), foi cancelado pelo Ministério da Saúde. O motivo é a atual situação de pandemia, com números ascendentes de infectados pelo novo coronavírus.

Em Santa Rita do Passa Quatro a o Departamento Municipal de Saúde informa que a vacinação segue de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde II e PAS do CAIC. No Centro de Saúde, a vacinação ocorre das 7h às 13 horas. No PAS do CAIC, o horário é das 8h às 11h e das 13h às 14h30, ambos de segunda a sexta-feira.

Nesta fase a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é pra idosos, profissionais de saúde, portadores de comorbidades, motoristas, crianças (idade de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) podem ser vacinados.

Iniciada no último dia 23 de maço, a vacinação em Santa Rita superou as metas, com mais de 90% dos idosos do município vacinados. Nos profissionais de saúde, a vacinação atingiu 85% do público alvo, de acordo com levantamento do Departamento de Saúde.

As vacinas também são aplicadas pelas equipes do PSF Miguel Bello, no Jardim São Luiz e adjacências, e PSF Dulce Rodrigues de Campos, em Santa Cruz da Estrela.

Os grupos de risco foram priorizados pelo Ministério da Saúde, em função do maior risco de sofrer complicações da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.