GRIPE: Com mais mil doses, campanha de vacinação retorna nesta segunda-feira, em Santa Rita

Novamente, idosos serão vacinados na EMEI Galdina Lima Segatto e na ETEC Manoel dos Reis Araújo, a partir das 7h30

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde, retoma nesta segunda-feira (30/3), em Santa Rita do Passa Quatro. Depois de atender mais de 3000 pessoas em quatro dias, a ação foi suspensa na sexta-feira (27/3), quando as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde se esgotaram. No final da tarde de sexta-feira, o Departamento Municipal de Saúde recebeu mais mil doses que permitirão a retomada da campanha.

A vacinação para idosos mais uma será realizada na EMEI Galdina Lima Segatto e na ETEC Manoel dos Reis Araújo (Escola Agrícola), com apoio dos alunos do curso técnico em enfermagem, a partir das 7h30.

O número de vacinas aplicadas nos quatro primeiros dias da campanha superou todas as expectativas – em comparação, em 2019 foram vacinadas 4 mil pessoas, no total da campanha, dentro dos dois grupos de risco – e as doses se esgotaram antes do tempo. A previsão é deque 5 mil idosos e 800 profissionais de saúde em Santa Rita sejam vacinados este ano.

 

ATENCIPAÇÃO

Prevista para iniciar na segunda quinzena de abril, campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em função do coronavírus. De acordo com o governo federal, a antecipação tem dois principais motivos: facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória covid-19, causada pelo novo coronavírus, e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.

Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

 

CALENDÁRIO DA CAMPANHA

No dia 16 de abril a campanha começa a atender professores e profissionais de segurança e salvamento. De 9 de maio em diante será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.