Museu Zequinha de Abreu recebe doação de instrumento musical centenário

Baixo de sopro pertenceu a músicos da família Bizzarro quando a banda ainda regida pelo compositor santa-ritense

 

Equipe do Departamento de Cultura e Turismo com os irmãos Roberto e João Bizzarro no momento da doação (AssCom/Divulgação)

O Museu Zequinha de Abreu, de Santa Rita do Passa Quatro, tem mais uma peça em seu acervo. Um baixo de sopro de mais de cem anos foi doado na semana passada pela família do músico Olinto Bizarro.

A doação foi feita no último dia 18, quinta-feira, pelos filhos do músico, Roberto, de 88 anos, e João Bizarro, de 95 anos, que vieram a cidade de Osasco, onde residem, exclusivamente para trazer o instrumento.

Segundo relatos dos doadores, o instrumento foi tocado pelo pai dos irmãos, Olinto Bizzarro, no início do que seria depois a Banda Zequinha de Abreu. “Meu avô comprou o instrumento há mais de 80 anos”, disse um dos doadores. “E ele já era usado”, revelou constatando que o baixo de sopro doado tem mais de cem anos.

Reprodução de foto de 1934 da Banda Zequinha de Abreu, com Olinto Bizzarro e o baixo de sobro, no alto à esquerda (Reprodução)

João, o filho mais velho, foi às lágrimas quando identificou o instrumento em uma das fotos exibidas no acervo do Museu. A imagem da Banda Musical Zequinha de Abreu é datada de 1934, e quem aparece com o baixo de sopro nas mãos seria o seu pai.

Em pesquisas por fotografias da época, o historiador Argemiro Octaviano identificou mais dois membros da família que fizeram parte da banda, o alfaiate Pedro Bizzarro foi segundo clarinetista da orquestra “Lyra Santa-Ritense”, em 1904, ainda regida por Zequinha de Abreu. Outro integrante da família que aparece na rápida pesquisa foi João Bizzarro.

Segundo o historiador, o baixo de sopro era um instrumento muito importante. “Nessa foto dos primeiros anos do século tem um músico exibindo o baixo”, disse Argemiro, se referindo a outra foto centenária pesquisada.

A doação foi recebida pelo diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Antonio Arnaldo Reatto dos Santos. Após a formalização, o instrumento já faz parte do acervo do museu e está em exibição para o público.