Prefeitura e COMASA iniciam parceria para recuperação da Bacia Hidrográfica do Córrego Passa Quatro

O projeto Renascentes do Passa Quatro, é uma parceria entre COMASA — Companhia Águas de Santa Rita S/A, Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DAMA) e Departamento de Obras e Infraestrutura, que visa a recuperação da Bacia Hidrográfica do córrego Passa-Quatro.

Desde janeiro de 2021 esse projeto estava na pauta do DAMA, que já iniciava o levantamento das propriedades e dos proprietários rurais das áreas do entorno. Porém, a parceria com a COMASA teve início em maio de 2021, quando a COMASA demonstrou a intenção de investir no mesmo projeto, diante de um aumento expressivo de utilização da segunda captação superficial por meio da Represa São Valentim.

Inicialmente, a segunda captação era utilizada nos períodos críticos da estiagem, entre os meses de agosto e setembro, entretanto, a captação da São Valentim vem aumentando, e cada vez mais cedo, iniciando nesses últimos anos em maio. Essa utilização precoce é devido, principalmente, à baixa vazão do córrego Passa Quatro nos períodos de pouca de chuva. Embora a COMASA venha tendo resultados positivos e expressivos quanto à diminuição das perdas de água na distribuição aos clientes, verificaram, a necessidade de agir urgentemente na recuperação do córrego Passa Quatro, dentro de um futuro próximo.

No dia 29 de julho de 2021, durante a primeira reunião, foi firmada uma parceria entre COMASA e Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro para a realização do projeto “Renascentes do Passa Quatro”. Como piloto escolhemos a área do córrego Espraiada, um dos principais afluentes do Córrego Passa Quatro. Nessa área, foram identificadas 2 áreas degradadas que necessitam de recuperação. A primeira área, com a autorização e colaboração da proprietária Lourdes Tacon, já está sendo trabalhada, com cercamento para o afastamento do gado, preparação do solo e plantio.

Ficou definido para o próximo dia 26 de agosto o início do plantio.

#santarita #responsabilidadesocioamiental #responsabilidadeambiental