COLUNA MEIO AMBIENTE: Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade


Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

 

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve, entre suas outras atividades, o Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Esse programa propõe o cumprimento de um complexo conjunto de ações dentro de 10 temas principais, sendo eles: 1 – Município Sustentável, 2 – Estrutura e Educação Ambiental, 3 – Conselho Ambiental, 4 – Biodiversidade, 5 – Gestão das Águas, 6 – Qualidade do Ar, 7 – Uso do Solo, 8 – Arborização Urbana, 9 – Esgoto Tratado e 10 – Resíduos Sólidos. Cada um desses temas possui mais aproximadamente 9 sub – itens, cada um com uma pontuação, e quando são cumpridos de maneira correta, entram para uma somatória de pontos que culminam em uma nota final. Os municípios participantes (praticamente todos do Estado, por volta de 645) são classificados em um ranking, sendo os 10 primeiros colocados mais bem recompensados, entretanto os próximos na classificação também contam com bonificações.

Santa Rita do Passa Quatro, dentro de suas realidades estruturais, tem ultimamente se classificado sempre perto da 100ª colocação, e acreditem, isso é muito bom diante das dificuldades encontradas, não apenas pela complexidade do programa, mas também financeiras e logísticas.  Nos anos de 2017 e 2018 o programa foi totalmente reformulado, ficando ainda mais exigente e complexo, no entanto Santa Rita obteve suas melhores colocações da história do programa, isso mostra dedicação da administração e respeito ao meio ambiente local. Esse bom desempenho possibilitou que nesses dois anos, a secretaria de meio ambiente do Estado de São Paulo fomentasse a compra de um triturador de galhos e um caminhão coletor / compactador de lixo, que juntos somam R$: 230.000,00.

Em 2019 a documentação comprobatória será entregue dia 30 de setembro, e espera-se superar as outras colocações, colocando nosso município sempre entre os mais dedicados à preservação do meio ambiente.

O departamento fica à disposição para visitas e apresentação dos resultados.