58º FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU: Santa Rita recebeu cerca de 2 mil músicos no fim de semana para concurso e desfile

Etapa do Campeonato Paulista de Bandas encerrou a programação do 58º Festival Zequinha de Abreu

Paulistão de Bandas coloriu a praça Poeta Mario Mattoso na manhã de domingo (AssCom/Divulgação)

Cerca de 2 mil músicos de todo Estado de São Paulo estiveram em Santa Rita do Passa Quatro no último fim de semana, no encerramento do 58º Festival Zequinha de Abreu.  O município foi sede da última etapa do 16º Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, o Paulistão, promovido pela Federação das Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (Ffabesp).

No sábado, a praça Poeta Mário Mattoso, começa recebeu as bandas musicais de concerto. O Paulistão continuou no domingo, já pela manhã, também na Praça da Estação, com as bandas marciais. No período da tarde, aconteceu o desfile de bandas e fanfarras pela Avenida Severino Meirelles.

Desfile de Bandas e Fanfarras encerrou a programação na tarde de domingo, na AV. Severino Meirelles  (AssCom/Divulgação)

Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, o evento é uma homenagem ao compositor santa-ritense José Gomes de Abreu, que ficou mundialmente conhecido pela sua obra, começou no dia 18/9, quarta-feira, de manhã, quando a Banda da Policia Militar, de Ribeirão Preto, se apresentou na Concha Acústica, para alunos das escolas públicas e privadas e a APAE. A noite, o Projeto Choro da Casa, também de Ribeirão Preto, se apresentou na Praça Poeta Mário Mattoso, com os músicos convidados Caio de Souza e Mateus Marques.

Prefeito e vice-prefeita, a neta de Zequinha de Abreu e demais autoridades com os autores do documentário exibido na sexta-feira (AssCom/Divulgação)

O evento também contou com uma homenagem a Zequinha de Abreu, na quinta-feira (19/5), dia do seu aniversário, no busto onde estão depositados os seus restos mortais.  A noite a programação voltou para a praça Mario Mattoso, com a Banda Zequinha de Abreu e o Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo.

O projeto Choro da Casa, durante abertura do 58º Festival Zequinha de Abreu (AssCom/Divulgação)

Na sexta-feira (20/9) teve exibição do documentário O documentário “Zequinha de Abreu: Uma Praça, Uma Lenda”, seguido da apresentação do saxofonista Rogério Bergo e convidados, em seguida o Conjunto Água de Vintém, um dos principais grupos de choro do Brasil, também se apresentou na praça da Estação.

A noite de sexta-feira também contou com show do Água de Vintém, um dos maiores grupos de choro do Brasil (AssCom/Divulgação)

Mais uma vez, o festival contou com a presença da neta de Zequinha de Abreu, Marise de Abreu Magioni, além do prefeito Leandro Luciano dos Santos e a vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira.

Banda Zequinha de Abreu e Coral Octavio Bueno de Camargo foram as atrações da noite de quinta-feira (Beatriz Castro/Divulgação)
 Homenagem no busto contou a presença da vice-prefeita, a neta de Zequinha de Abreu, músicos, escritores e estudantes (AssCom/Divulgação)