Prefeitura e IIRGD irão promover mutirão para retirada de RG em Santa Rita

Ação acontece nos dias 22 e 23 de novembro, sexta-feira e sábado, na sede Departamento de Promoção Social; para 1º e 2º do documento

A prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil do Estado de São Paulo, irão promover um mutirão para emissão de documentos de identidade (RG) para moradores do município.

A ação acontece nos próximos dias 22 e 23 de novembro (sexta-feira e sábado), no horário das 8h às 15 horas, na sede do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social — entrada pela Praça Poeta Mário Mattoso (Estação).

O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas no horário das 8h às 9 horas. Para pegar a senha será solicitado um comprovante de residência no município. Quem não pegar a senha, apenas será atendido após o atendimento aos agendados, se houver tempo.

Presentes na reunião que definiu a realização do mutirão para emissão de RG em Santa Rita (AssCom/Divulgação)

O trabalho será realizado pelo Setor de Identificação Móvel do IIRGD e visa a missão do documento para menores de 18 anos (1ª via) e renovação (2ª via). Cerca de 10 policiais civis, entre papiloscopistas e auxiliares do IIRGD, farão o atendimento.

Para emissão da 1ª via, o serviço, gratuito, porém só pode ser oferecido a menores de 18 anos que ainda não possuem o documento. Para isso será necessário apresentar a original da Certidão de Nascimento e uma foto 3/4 recente, colorida, e com fundo branco. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal (portando a guarda ou tutela). Com idade entre 16 a menores de 18, basta a apresentar a certidão e a foto.

Sede do Departamento de Assistência Social, local que irá receber o mutirão nos dias 22 e 23 de novembro (AssCom/Divulgação)

Para renovação (2ª via) será necessário pagar uma taxa de R$ 39,80 e apresentar original ou cópia do RG anterior, foto 3/4 recente, colorida, com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento atualizada, com averbação em caso de viuvez ou separação. Estão isentos da taxa desempregados, mediante apresentação de carteira de trabalho, idosos (mulheres com idade acima de 60 anos e homens acima dos 64 anos). Serão emitidos apenas a 2ª via de documentos do Estado de São Paulo.

A emissão do RG é uma atribuição da Secretaria da Segurança Pública dentro do Estado de São Paulo, a emissão dos novos documentos é feita por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Em Santa Rita o serviço deixou de ser prestado na Delegacia de Polícia Civil, após aposentadoria de servidor municipal. Agora a prefeitura está firmando um convênio para que o serviço volte a ser prestado regularmente no município em outro local.

A realização do mutirão foi definida em reunião nesta quarta-feira, de manhã, na Delegacia, com a presença do delegado Domingos Antonio de Mattos, do diretor Administrativo da prefeitura, Luiz Aparecido Correia, do chefe do serviço itinerante do IIRGD, Jorge Lavaro Gonzaga, e da auxiliar de papiloscopista Marta Ferreira Cheles da Silva, o policial civil Rodrigo Boscoli e assessor de gabinete, responsável pela comunicação da prefeitura, Cleber Octaviano, além polícia civil aposentado e voluntário Ademir Fiorelli, que está colaborando com a ação.