Prorrogada, vacinação contra gripe segue no Centro de Saúde e CAIC

Pessoas de todos os grupos poderão ser vacinadas até o próximo dia 30 de junho

 

Quase 95% dos idosos do município já foram vacinados contra a gripe desde o início da campanha em Santa Rita (Arquivo/AssCom/Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em todo o país. Até o próximo dia 30 de junho, moradores de Santa Rita do Passa Quatro podem procurar pelo Centro de Saúde II e PAS do CAIC, de segunda a sexta-feira. No Centro de Saúde, a vacinação ocorre das 7h às 13 horas. No PAS do CAIC, o horário é das 8h às 11h e das 13h às 14h30, ambos de segunda a sexta-feira.

Esta é a terceira e última fase da campanha, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. Entretanto, pessoas dos outros grupos das etapas anteriores, também podem ser vacinadas. Os grupos de risco foram priorizados pelo Ministério da Saúde, em função do maior risco de sofrer complicações da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Campanha iniciou no último dia 23 de maço e, de acordo com o Departamento Municipal de Saúde, 8.725 foram vacinadas no município até agora. Deste total, foram 531 crianças (35,93% do público alvo), 90 gestantes (45,69%), 881 trabalhadores de saúde (100%), 18 puérperas (56,25%), 309 adultos (19,26 %) e 4640 idosos (94,75%).

As vacinas também são aplicadas pelas equipes do PSF Miguel Bello, no Jardim São Luiz e adjacências, e PSF Dulce Rodrigues de Campos, em Santa Cruz da Estrela.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.