Com pontuação no Município VerdeAzul prefeitura conquista novo caminhão de lixo

No valor de R$ 250 mil, veículo foi adquirido com recursos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Prefeito, com os diretores de Meio Ambiente e DSM e o vereador autor da indicação, junto ao novo caminhão de lixo (AssCom/Divulgação)

A prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro recebeu esta semana mais um importante equipamento para manutenção do município. Graças a pontuação no Programa Município VerdeAzul, o município adquiriu um caminhão zero quilômetro para coleta de lixo urbano. No valor de cerca de R$ 250 mil, o veículo veio equipado com caçamba coletora e compactadora de lixo.

O veículo veio equipado com caçamba coletora e compactadora de lixo  (AssCom/Divulgação)

Os recursos são provenientes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, através do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), a pedido do prefeito Leandro Luciano dos Santos, junto ao secretário Marcos Penido, atendendo à indicação do vereador Luiz Carlos Bariotto. Nesta ação o prefeito também contou com apoio de um importante parceiro no governo do estado, o diretor da CDHU Agnaldo Quintana.

“Quero agradecer ao Agnaldo e ao secretário Penido que sempre olharam como muito carinho para nossa estância, também a equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente e nosso amigo vereador Bariotto, pela indicação”, disse o prefeito. “Assim, com respeito a natureza, seguimos nosso trabalho incessante por uma cidade cada vez melhor”, concluiu.

VERDEAZUL

Com 76,2 pontos (de um total de 100), somadas no ranking, Santa Rita figura na categoria “Muito Bom”, no Programa Município VerdeAzul, ficando a apenas 3,8 pontos da categoria máxima: “Ótimo”, entre quatro possíveis. Com a nota, o município ficou com a 102ª colocação, entre os 645 municípios concorrentes.

O programa tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões de São Paulo. Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Além do benefício ambiental, as prefeituras com boa pontuação no programa têm maior facilidade em conquistar recursos para investimentos e compra de equipamentos. Graças a esta pontuação, Santa Rita já conquistou apenas ano uma máquina trituradora de galhos, além deste novo caminhão de lixo.