27º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS: Entidades irão oferecer cardápio com cerca de 30 pratos típicos

Evento antecede no próximo feriado com gastronomia e música típica do país homenageado

Público em barraca de entidade durante o 26º Festival de Tradições Italianas de 2018 (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Uma verdadeira festa, celebrando a alegria típica da cultura italiana, assim será o 27º Festival de Tradições Italianas, nos dias 6, 7 e 8 de julho, na Praça Poeta Mário Mattoso (Estação), em Santa Rita do Passa Quatro.

Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, a Festa Italiana conta com a participação de entidades assistenciais do município, que irão oferecer cerca de 30 pratos típicos salgados e doces, além do tradicional vinho, em seus cardápios.

Na barraca do Fundo Social de Solidariedade, o público poderá conferir os pratos canelone, lasanha à bolonhesa, ninho recheado, pão italiano recheado, porções de pão italiano e palha italiana (sobremesa). O Projeto Maria irá oferecer massita aperitiva com patês, capeletti in brodo, rondelli, conchiglione, polpetone com queijo, risoto de funghi e doces fondue de chocolate, espeto de morango com chocolate e brigadeiro com morango. No Lar Don Luis Caburlotto, o cardápio conta com coroa italiana, macarrão, mini pizza e pizza. A Paróquia São José Operário terá spirantelli, pastoloni e doce canolli. Na Associação Jequitibá (CAIS-SR) os pratos serão sofiatelli, calzone e pappardelle. E na barraca do Lar São Vicente de Paulo (Asilo), nhoque, tortelone, panqueca, rigatoni, batata recheada, frango a passarinho, e os doces croissant de chocolate, strogonoff de chocolate, churros gourmet e crepe.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial acontece no sábado (6/7), à partir das 19h30, com o Coral Professor Octávio Bueno de Camargo e Banda Zequinha de Abreu. E a programação musical irá contar com três bandas diferentes, que se destacam pelo repertório típico italiano. Na primeira noite o show será com a banda Via Roma, atração do ano passado, volta ao palco da Estação para mais uma noite memorável. No domingo (7/7), tem outra atração já conhecida, com Ivano Italianíssimo e abertura do Studio Arte & Movimento. A festa termina a segunda-feira (8/7), véspera de feriado, com a banda Viva Itália, mais uma conhecida do público. Todas as noites haverá atração de abertura, à partir das 19h30.

TURISMO

Mais uma vez, a Festa Italiana antecede antecedendo ao feriado de 9 de julho (quando comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932). A data foi escolhida em conjunto entre prefeitura e entidades, com objetivo de atrair visitantes da região e localidades mais distantes, reforçando o caráter turístico do evento.