6º CONCURSO LITERÁRIO DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO

O Centro Cultural Governador Mário Covas recebeu no dia 30 de novembro o VI Concurso Literário de Santa Rita do Passa Quatro, realizado pelo Departamento de Educação e empresa BOMSISTEMA, que contou com as presenças do Prefeito Marcelo Simão, do Vice Prof.º Márcio Reis, e dos vereadores Gilberto Bentlin Junior (Verdun) e Lucas Comin, das gestoras e coordenadoras das escolas participantes do concurso Luana Moraes Gonçalves de Almeida (Nelson Fernandes), Patrícia Sereghetti Costa (Prof.ª Ignêz Giaretta Sguerra), Olga Aparecida dos Santos Scarabel Garcia (Caic Laura Suriani Barbuio), Fabricia Barioni (ETEC Manoel dos Reis Araújo), Mirtes Peron Pedroso dos Santos (Objetivo) e Silvia Thomazi Scomparin (SESI Salomão Ésper).
A cerimônia foi apresentada pela diretora do Departamento de Educação Luciana Terassi Fröner, e, como convidados da Academia Santa-Ritense de Letras, tivemos os senhores Gracio Antônio dos Reis, Idemar Bueno de Souza e a senhora Lígia Maria Mussolino Camargo.
Ao todo, tivemos 129 produções para o VI Concurso Literário 2022, além de várias ilustrações, abrilhantando o livro ‘VI Concurso Literário 2022’, tendo os alunos vencedores na categoria:
1º Leonardo Mazine (SESI);
2º Beatriz Pizetta Ilaris (SESI);
3º Lívia Moraes (Ignêz Giaretta Sguerra);
4º Mariana de Almeida Sanches (Nelson Fernandes);
5º Marcela Cristina Prado Pires Barbosa (Ignêz Giaretta Sguerra).
Na categoria Relatos de Memória, os alunos dos 6ºs e 7ºs anos vencedores foram:
1º Samira Ferreira de Souza (SESI);
2º Bianca de Souza Rosa (SESI);
3º Pietra Gabrieli Mingoranci (CAIC).
Na categoria Poesia, os alunos dos 6ºs e 7ºs anos vencedores foram:
1º Lorelayne Ribeiro Baesso (Nelson Fernandes), com a poesia ‘O Sol e A Lua”;
2º Vitória Felício Cazoni (Nelson Fernandes), com a poesia ‘Cidade Poema’;
3º Lorena Alves Aureliano (Objetivo), com a poesia ‘Amor Incondicional’;
Na categoria Memória, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos vencedores foram:
1º Breno de Almeida Menon (SESI), com a obra: Amor Fraterno.
2º Isabelli Lencione da Silva Moretto (SESI), com a obra: Um Susto que Vale a Pena;
3º Leonardo Begnani (SESI), com a obra: Novos Ares.
Na categoria Poesia, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos vencedores foram:
1º Jhenifer Caroliny Viana Silva (SESI);
2º Maria Carolina Bariotto Silva (Objetivo);
3º Yasmin Rafaela Natalino (CAIC).
Na categoria Contos, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos vencedores foram:
1º Isabelly Ribeiro dos Santos (SESI);
2º Ana Laura Puppo (SESI);
3º Ana Clara da Silva Hencklein (SESI).
Na categoria Poesia, os alunos do Ensino Médio vencedores foram:
1º Carla de Gino Jordão (SESI);
2º Cassiane Victória Gaspar (ETEC);
3º Gabriel Fonseca Fernandes (ETEC).
Na categoria Contos, os alunos do Ensino Médio vencedores foram:
1º Maria Eduarda Santos de Assis (SESI);
2º Estela pereira Andrioli (Ignêz Giaretta Sguerra);
3º Manuela de Carvalho Beltrame (SESI).
Na categoria Dissertação Argumentativa, os alunos do Ensino Médio vencedores foram:
1º Letícia Barioni Sartor (SESI);
2º Júlia Comitre Lemes (SESI);
3º Vítor do Amaral (Objetivo).
O VI Concurso Literário premiou os vencedores com R$ 500,00 cada, os segundos colocados receberam R$ 250,00 cada e os terceiros levaram R$ 100,00 cada. Todos também foram condecorados com um boton da Academia Santa-Ritense de Letras e um certificado de participação.
O Concurso Literário 2022 foi um projeto em consonância com os ideais formativos do Século XXI presentes na BNCC, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Arte e, no âmbito da conscientização de um ensino para o empreendedorismo cultural.
Trata-se de um projeto de incentivo à leitura, à escrita, à produção de novos talentos que viabiliza o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de um indivíduo autônomo em suas ações, tais como: leitura crítica, interpretação, criatividade, autodidatismo, empatia, comunicação e produção cultural.