Ação constante no plano municipal de controle de erosão

Os terrenos com solo desprotegido de vegetação ficam sujeitos às influencias das intemperes do clima, e isso pode resultar em processos erosivos difíceis de se corrigir, portanto a prevenção é o melhor caminho para se evitar transtornos e danos ambientais.
Santa Rita do Passa Quatro tem área rural extensa e necessita trabalhar na preventiva pode significar garantir a manutenção das atividades dos produtores rurais, além da preservação de nascentes e cursos d’água.
Como o plano municipal de controle de erosão foi adquirido ainda em setembro de 2019, apenas uma ação está contida nesse relatório, entretanto essas construções são constantemente feitas pelas equipes da prefeitura e irão ser abordadas no próximo ciclo do Programa Município Verde Azul. Com a presente ação, busca-se a capacitação de produtores e técnicos agrícolas,
bem como promoção da participação da população junto as medidas estabelecidas neste instrumento.

Seguindo essas orientações a prefeitura começou a levantar os locais
prioritários para se realizar as obras de contenção de águas superficiais. Um dos
locais críticos, próximo à rodovia Anhanguera, já foi contemplado com a
construção de uma curva de nível e uma bacia de contenção.
Com a construção da curva de nível, o escoamento superficial da água de
chuva deixou de causar graves erosões e consequente assoreamento das
nascentes e rios a jusante.