Ação de Conservação à Fauna Silvestre no Parque Estadual Vassununga

A presença de espécies exóticas pode prejudicar de maneira drástica os ambientes onde são introduzidas, e isso acontece pois elas não vem acompanhadas dos processos evolutivos intrínsecos do novo local (predação, alimentação, estilo de vida, exploração de hábitats, abrigo, comportamento, etc.).
O Parque Estadual da Vassununga, uma importante reserva de cerrado e Mata Atlântica do Estado de São Paulo, que abriga a maior população de Jequitibás Rosa do mundo, e também alta diversidade de animais silvestres, vem sofrendo com a presença do Javali que está causando desequilíbrio e grandes prejuízos à fauna local.
Depois de reuniões que contaram com a presença de órgãos ambientais estaduais, a gestão do parque estadual, polícia ambiental e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, optou-se pela utilização de cercos para captura de bandos de javalis, com posterior abate e destinação ao aterro sanitário municipal.
Durante os anos de 2018 e 2019 foi construído um cerco com aproximadamente 30 metros de diâmetro, no ambiente explorado pelos javalis, dentro desse cerco é feita uma “ceva” (atrativos como: sal, milho, e outros alimentos), para que os animais se acostumem a utilizar o local para alimentação. O cerco conta com uma porta que abre apenas para dentro, onde o porco força para entrar e fica impossibilitado de sair. É pouco provável que aconteça a captura de outras espécies, já que a simples presença dos porcos no local (constatada em visitas de campo e com a instalação de armadilhas fotográficas), inibe de forma drástica a presença de outros animais.