Membros do COMDEMA realizam visitas técnicas

No ciclo de 2019 no dia 20 de setembro de 2019, a equipe do COMDEMA visitou os casos mais críticos relacionados aos temas discutidos nas reuniões, envolvendo queimadas urbanas, instalação de loteamentos e arborização urbana.
Entre as visitas o Comdema passou por uma área de interesse para implantação de loteamento, e outra para implantação de florestas urbanas, também visitou locais onde ocorreram queimadas urbanas e locais com potencial risco de fogo.

(Visita da equipe do COMDEMA a local com interesse de loteamento)

Em relação ao loteamento, a equipe do COMDEMA pode observar que existem muitas árvores nativas a serem suprimidas, inclusive de espécies protegidas por lei (Pequi), então resolveu elaborar um parecer para que o interessado apresente dados mais robustos, através de relatório, com propostas de conservação e licenças ambientais da CETESB.
            Nos locais com incidência de queimadas, o COMDEMA pôde constatar que se trata de um fragmento bastante importante para a conservação de biodiversidade e qualidade ambiental da área urbana, portanto deve-se zelar de maneira mais efetiva para a proteção do local. Foi então feita uma solicitação à prefeitura, para que intensifique a fiscalização, e que dê melhor atenção no caso de combate aos incêndios no local.

(Visita da equipe do COMDEMA à local com incidência de queimadas em fragmentos da área urbana.)

A Avenida Augusto Zorzi é um ponto estratégico para a drenagem da área urbana do município, pois recebe águas pluviais de várias vertentes que vem dos bairros. Arborizar essa via se trata de uma ação de extrema importância para que possa ajudar de melhor forma a absorção e condução de água. O COMDEMA está averiguando, junto à prefeitura, a disponibilidade de utilização das áreas e atuará ativamente nos plantios no ano de 2020.

(Visita da equipe do COMDEMA à local com potencial para implantação de floresta urbana.)