CENSO 2020: IBGE promove processo seletivo para agente censitário e recenseador

Inscrições estão abertas com 30 vagas para Santa Rita do Passa Quatro; coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020

Os presentes na primeira reunião do IBGE em Santa Rita visando o Censo 2020 (AssCom/ Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com processo seletivo aberto para contratação de agente censitário e recenseador para atuarem no Censo 2020 em todo país. Para Santa Rita do Passa Quatro, serão contratados 26 recenseadores e quatro supervisores e município terá também terá um posto de coleta, segundo informações da coordenadora de Área da agência IBGE de Pirassununga, Paula Marques Meyer.

Para a função de agente censitário, o salário mensal varia entre R$ 1,7 mil e R$ 2,1 mil, mais benefícios. Já a remuneração para a função de recenseador será de acordo com a produção.

As inscrições devem ser feitas até o 24 de março de 2020, no site www.cebraspe.org.br. As taxas da inscrição são de R$ 35,80 (agente) e R$ 23,61 (recenseador). As provas irão ocorrer nos dias 17 de maio (agente) e 24 de maio (recenseador).

Para Recenseador o contrato de trabalho não requer uma jornada diária fixa, respeitando o mínimo de 25 horas semanais e os melhores momentos para visitar os domicílios, você pode definir seus horários de trabalho.

O valor da remuneração irá depender da produção, variando principalmente de acordo com o tempo diário e semanal dedicado ao trabalho e o grau de facilidade e dificuldade encontrado na abordagem aos domicílios. Os interessados podem fazer a simulação dos vencimentos no endereço eletrônico: www.censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html.

O CENSO DEMOGRÁFICO 2020

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder o questionário via internet. Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.

PREPARAÇÃO

Em outubro de 2019, o IBGE promoveu a primeira reunião de planejamento e acompanhamento com representantes da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro. Visando a preparação para o Censo 2020, a reunião tratou de metodologia e outras questões relacionadas à execução do mapeamento populacional no município.

De acordo com o IBGE, realizado a cada 10 anos, o Censo é fundamental para identificar o perfil socioeconômico dos brasileiros, e as carências de cada cidade e estado. Segundo dados atuais do IBGE, Santa Rita tem uma estimativa de 27.557 habitantes e 10.864 imóveis.

Comandada pela Coordenadora de Área da agência IBGE de Pirassununga, Paula Marques Meyer, a reunião contou com a participação da vice-prefeita Maria Rita Mondim de Oliveira, o diretor Administrativo Luiz Aparecido Correia, o chefe de Gabinete Maria Georgina Fernandes Rieg, o assessor de Gabinete, responsável pela comunicação municipal, Cleber José Octaviano, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Roberta Gracioso Borges Chefer, e representando a Casa da Agricultura, Sérgio Cambria.