Estado e Prefeitura realizam entrega oficial da ponte na cachoeira São Valentim

Projeto com recursos da Secretaria da Casa Civil, do governo do Estado de São Paulo, recuperou a ponte danificada pelas chuvas

Momento do descerramento da placa inaugurando oficialmente a recuperação da ponte (AssCom/Divulgação)

Com as obras concluídas desde o final do ano passado, foi entregue oficialmente a recuperação da ponte na rodovia turística João Ferronato (SRQ 481), acesso a cachoeira São Valentim, em Santa Rita do Passa Quatro. A obra recebeu investimento de cerca de R$ 200 mil, em recursos conquistados pelo prefeito Leandro Luciano dos Santos, junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Casa Militar, do Governo do Estado de São Paulo.

O prefeito de Santa Rita em seu pronunciamento durante inauguração da obra na São Valentim (AssCom/Divulgação)

A solenidade contou com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Cel. PM Walter Nyakas Júnior. Além do prefeito, também participaram a vice-prefeita Maria Rita Mondim de Oliveira, os vereadores Kleber Borotto, Lucas Comin e Paulinho Linares, o comandante da 3ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar Polícia Militar, capitão Daniel Veiga, o assistente parlamentar Geziel Januario da Silva, representando deputado estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de SP, Cauê Macris (PSDB), entre outras autoridades civis e militares.

Discurso do secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo (AssCom/Divulgação)

Em seu discurso o secretário da Casa Militar falou das obras que estavam sendo entregues pelo governo paulista em todo Estado. O prefeito fez seus agradecimentos à Secretaria de Defesa Civil e ao apoio deputado Cauê Macris pelo recurso conquistado visando a recuperação da ponte. Após os discurso, foi descerrada a placa de inauguração da obra.

“É muito bom poder entregar uma obra desse porte, em uma via turística de grande importância para o escoamento da produção agrícola e acesso para transporte escolar”, disse o prefeito.

A ponte da São Valetim e parte do asfalto na rodovia turística João Ferronato danificados pelas fortes chuvas (AssCom/Arquivo/Divulgação)

Danificada pelas fortes chuvas em 2016, a ponte foi totalmente recuperada com obra iniciada em julho de 2018. O trabalho contou a construção de um muro de contenção com quase 6 metros de altura e 40 centímetros de espessura, todo em concreto usinado e ferro, além de aterro e drenagem de águas da chuva, guias, sarjetas, e canelas superficiais para drenagem da ponte, finalizando com plantio de grama e colocação de um alambrado, cercando a obra.

Além da recuperação da ponte, a obra também contemplou o recapeamento de 1060 metros quadrados da rodovia, no trecho que estava todo danificado.

A obra concluída com recuperação da ponte e recapeamento do asfalto no trecho (AssCom/Arquivo/Divulgação)

NÚMEROS

Os números demonstram a grandiosidade da obra. Ao todo foram investidos R$ 201.025,94. A obra toda consumiu 60 metros cúbicos de concreto usinado e cerca de 5 mil quilos de aço, 220 metros quadrados de forma de madeira e 950 metros cúbicos de terra para aterro (cerca de 100 caminhões). No acabamento foram 1060 metros quadrados de recapeamento asfáltico de 3 cm de espessura e plantados 400 metros quadrados de grama batatais.