Comtur recebe prefeito e comandante da PM em reunião no último dia 27 de janeiro

Assuntos como PIB, geração em empregos e sobre segurança pública foram abordados

O capitão Veiga durante reunião do Comtur sobre segurança Pública (Divulgação)

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Santa Rita do Passa Quatro recebeu, na segunda-feira dia 27/1, como convidados, o prefeito Leandro Luciano dos Santos e o capitão Daniel Amaral Veiga, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar. A reunião tratou de assuntos como segurança pública, especialmente com vistas ao turismo, e a geração de emprego e renda no setor turístico. A reunião aconteceu na sede da ACE (Associação Comercial e Empresarial).

O prefeito apresentando números sobre a PIB e geração de empregos no setor de turismo no estado de São Paulo (Divulgação)

Em sua explanação, o Capitão Veiga mostrou gráficos e números sobre a atuação da Polícia Militar e a queda dos índices criminais no município, o que demonstra a melhoria na sensação de segurança para a população e para os turistas que desejam frequentar nossa cidade. Questões como infrações de trânsito e multas também foram tratadas. De acordo com o comandante, estudos apontam que os turistas de todo Brasil estão mais preocupados com a segurança pública nos últimos anos, a prova disso é o aumento do fluxo turísticos em localidades consideradas mais seguros. O capitão Veiga citou o exemplo do carnaval, onde São Paulo ultrapassou o Rio de Janeiro no número de turistas que pretendem visitar a cidade, sendo que tal preferência se deu justamente pelo quesito segurança, eis que na capital paulista os índices de violência estão muito mais baixos daqueles existentes na capital carioca.

O prefeito também apresentou números que mostram a evolução do setor de serviços, onde se encontra, em especial, aquelas voltadas ao turismo, diante das outras atividades, em todo estado de São Paulo, em 2019. No acumulado de 12 meses, a economia paulista aumentou 2,4%, com 3,4% nos serviços e 0,6% na indústria, e a agropecuária sofreu uma queda de 3,3%.

A reunião foi comandada pelo presidente do Comtur, Paulo Eduardo Dias Borgo, com a participação de grande número de conselheiros. O Conselho Municipal de Turismo se reúne mensalmente para tratar de assuntos do setor, avaliar projetos que lhe são encaminhados pelo Poder Executivo e propor ações para o crescimento desenvolvimento do município na área que hoje é considerada a mais importante na geração de emprego e renda em todo mundo.