Em Águas de Lindóia, prefeito de Santa Rita preside primeira reunião da Aprecesp

Com 36 prefeitos, além de vices e secretários de turismo, encontro contou com a maior representatividade entre as estâncias paulistas dos últimos anos

O prefeito de Santa Rita presidindo a 1º Reunião Ordinária da Aprecesp em Águas de Lindóia (Divulgação)

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, presidiu a primeira reunião de prefeitos da Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), realizada em Águas de Lindoia no último fim de semana.  Com a maior representatividade dos últimos anos, o encontro contou com 51 estâncias representadas, sendo 36 prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários e gestores de turismo. Também esteve presente o deputado estadual Edmir Chedid.

O principal tema dos debates foi a regularização dos repasses restantes de 2018 para 35 estâncias e 60 municípios de interesse turísticos (MIT) junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão da Secretaria de Turismo.

O presidente da entidade que representa as 70 estâncias paulistas durante a abertura dos trabalhos no fim de semana (Divulgação)

Ao abrir os trabalhos, Leandro fez um relato da reunião do dia anterior com os secretário estaduais no Palácio dos Bandeirantes e abriu a palavra aos representantes das 50 prefeituras estâncias, especialmente buscando propostas de consenso para ações institucionais da entidade nos próximos dias.

O deputado estadual Edmir Chedid anunciou a disposição de criar uma Frente Parlamentar em Defesa do Turismo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, além da realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão Parlamentar do Turismo, presidida pelo também deputado Itamar Borges, com a presença do secretário estadual Vinicius Lemmertz.

Entre as decisões tomadas no evento, ficou acertado que a Aprecesp vai entregar um levantamento de todos os convênios pendentes Dadetur 2018, juntamente com uma minuta de propostas para o pagamento de convênios dos anos de 2016, 2017 e 2018, já nos próximos dias.

Todos os presentes na reunião que contou com a maior representatividade dos últimos anos entre as estâncias (Divulgação)

“Orgulhoso de poder ter conduzido a primeira reunião ordinária da Aprecesp e ter representado Santa Rita no mais alto cargo dessa associação tão importante para o turismo do Brasil, principalmente no momento muito delicado em virtude de vários cancelamentos de convênios de 2018, da Secretaria de Turismo de SP. Mesmo sabendo que nossa cidade assinou 100% dos pleitos, preciso trabalhar para as 70 estâncias turísticas paulistas”, disse o prefeito. “Fico muito feliz, apesar da reunião ter sido tensa, mas com humildade e simplicidade, conduzimos o processo com muito equilíbrio e dessa forma conseguimos abrir um diálogo entre o Governo do Estado e as estâncias para solucionar o problema o quanto antes”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Regional, com prefeitos e presidente da APM na noite sexta-feira, em Águas de Lindoia (Divulgação)

A próxima Reunião de Prefeitos da Aprecesp acontece na estância balneária do Guarujá, no próximo dia 6 de abril.