Audiência pública Plano Municipal de Turismo debate o futuro no município

Evento no Centro Cultural Mário Covas reuniu autoridades e população para tratar dos destinos de Santa Rita no setor que mais gera emprego atualmente

Os presentes na Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo, nesta quinta-feira (14/2), no Centro Cultural (AssCom/Divulgação)

A população de Santa Rita do Passa Quatro teve uma oportunidade de discutir seu futuro nesta última quinta-feira (14/2), quando aconteceu a primeira audiência pública para revisão do Plano Municipal de Turismo (PMT). O evento aconteceu no Centro Cultural Mário Covas, com objetivo de debater os princípios organizacionais, escolha de segmentos, validação de análises, entre outros.

O audiência fez parte dos conjuntos de ações que darão sequência ao Plano Municipal de Turismo, elaborado e finalizado entre 2015 e 2016, quando o município deu um importante passo para avançar em um dos segmentos que mais crescem no mundo: o turismo.

Os trabalhos foram coordenados pelo diretor técnico Carlos Tavares, da empresa Expectativa Projetos Turísticos, de Socorro (SP), vencedora da licitação para esta ação. Com a presença de membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), OAB, vereadores, profissionais de diversos setores ligados ao turismo, a audiência definiu metas a serem buscadas, os setores do turismo que serão abordados com prioridade, investimentos, entre outros.

O prefeito Leandro Luciano dos Santos acompanhou e participou de toda atividade, juntamente com o Diretor do Departamento Municipal de Turismo, Antonio Arnaldo Reatto dos Santos.

O público teve a oportunidade de participar e opinar sobre as ações que deverão ter tomadas no futuro (AssCom/Divulgação)

Durante a audiência, Tavares apresentou um inventário do município, realizado pelo Departamento de Turismo, e dados tanto do município, como do estado e do país. O diretor enfatizou que o setor de turismo é um grande gerador de emprego, renda e oportunidades para os municípios. Outro ponto importante destacado é a necessidade de investimentos da iniciativa privada.

O prefeito falou sobre seu trabalho junto às estâncias do Estado e também da semente que está sendo plantada neste momento para que Santa Rita no futuro se consolide como um município turístico e sua população possa aproveitar das oportunidades oferecidas.

Mais uma audiência será promovida em março, quando a população terá nova oportunidade de participar, opinar e decidir o futuro do município.

O diretor técnico Carlos Tavares, da Expectativa Projetos Turísticos, durante sua explanação (AssCom/Divulgação)

O Plano Municipal de Turismo de Santa Rita foi apresentado ao público em abril de 2016 e deve ser revisado a cada três anos. O documento, que contou como aprovação no Legislativo Municipal, se tornando a Lei Municipal 3293, de 17 de maio de 2016.

Através de metas a curto, médio e longo prazos o PMT tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística santa-ritense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.