Prefeitura inaugura Conjunto Habitacional Arnaldo dos Santos e CDHU faz entrega das primeiras casas

Evento aconteceu na última terça-feira, véspera do aniversário da cidade

Autoridades e familiares de Arnaldo dos Santos, durante cerimônia na última terça-feira (AssCom/Divulgação)

Um sonho se tornando realidade para muitas famílias. Na última terça-feira (21/5), véspera do aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, a Prefeitura Municipal promoveu a inauguração do Conjunto Habitacional Arnaldo dos Santos (Casas Populares). Quando também a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou as primeiras casas aos seus mutuários.

O evento contou com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos, a vice-prefeita Maria Rita Mondim de Oliveira, do diretor de Atendimento Habitacional, Marcelo Hercolin, e do diretor Técnico da CDHU, Aguinaldo Quintana, além de prefeitos das cidades de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, Santa Rosa de Viterbo, Luís Fernando Gasperini, e Porto Ferreira, Rômulo Rippa, vereadores Paulo Missiatto, Paulo Linares, Juliana Garcia Lorencetti, Kléber Borotto, Lucas Comin, Luiz Carlos Bariotto e Amadeu Aparecido Lourenço.  Também estiveram presentes familiares do homenageado.

Momento do descerramento da placa de inauguração do Conjunto Habitacional (AssCom/Divulgação)

Após o pronunciamento das autoridades, foram feitas as entregas das chaves para as primeiras famílias. Cerca de 100 casas estão prontas e as outras restantes serão entregues até outubro, de acordo com a previsão da CDHU. Na sequência as autoridades foram convidadas a conhecer um dos imóveis e depois o novos mutuários foram acompanhados para fazer vistoria inicial das casas entregues.

De acordo com a CDHU foram investidos R$ 9,4 milhões na primeira fase do empreendimento, que foi viabilizado em parceria com a prefeitura. No total, o conjunto terá 205 casas e merecerá investimentos de R$ 18,9 milhões. O sorteio das famílias que receberam os imóveis foi realizado em outubro de 2017.

Prefeito, vice-prefeita e diretores da CDHU durante a entrega das chaves à primeira família (AssCom/Divulgação)

“É uma alegria muito grande entregar essas casas aqui em Santa Rita do Passa Quatro, que completa 159 anos amanhã. A nossa orientação aos novos mutuários é que cuidem dessas moradias, que contam com toda a infraestrutura e qualidade”, disse o diretor de atendimento habitacional da CDHU. Hercolin destacou também a importância de se manter as prestações das casas em dia, visto que o valor é investido na construção de novas unidades habitacionais a famílias que precisam.

Das unidades entregues, oito foram para famílias com pessoas com deficiência, cinco para idosos, uma para indivíduo só. Das famílias que receberam as chaves dos imóveis, 88% têm renda de até três salários mínimos. As prestações do financiamento são calculadas de acordo com a faixa de renda dos moradores. Quem ganha um salário mínimo vai pagar R$ 149,70 de mensalidade.

Peterson Luciano dos Santos, neto de Arnaldo dos Santos, falou em nome dos familiares do homenageado (AssCom/Divulgação)

O auxiliar de serviços gerais Sidney Laguna, de 39 anos, e a dona de casa Silvana da Silva Laguna, de 35 anos, aguardavam ansiosos pelo início da cerimônia da entrega das chaves. “Nós já moramos de aluguel, pagávamos R$ 450 por mês. Acabamos ficando desempregados e fomos morar de favor na casa dos meus pais”, contou Silvana. Sidney relembrou o dia em que ouviu seu nome sendo sorteado. “Foi uma emoção imensurável! Estamos hoje realizando o nosso sonho da casa própria e somos muito gratos à CDHU”.

“Um dia histórico para Santa Rita do Passa Quatro. Na véspera do seu aniversário, entregamos duas das obras mais importantes do município: o Conjunto Habitacional Arnaldo dos Santos (CDHU) e a Estação de Tratamento de Esgoto do Capituva. A partir de hoje, cerca de 100 famílias já podem dar adeus ao aluguel e iniciar uma nova etapa em suas vidas, com casa própria. E em muito breve, outras famílias santa-ritenses também irão receber suas tão sonhadas casas”, disse o prefeito.

Público presente na solenidade, na maioria, sorteados que receberam suas chaves da tão sonhada casa própria (AssCom/Divulgação)

O empreendimento, localizado no Jardim São Luiz, terá 173 casas com dois dormitórios e 32 com três dormitórios. As unidades com dois dormitórios têm 43,50 m² de área construída, enquanto que, nas de três dormitórios, essa metragem é de 52.36 m². Considerando-se apenas a diferença de um dormitório a mais em uma das tipologias, todas as unidades do empreendimento têm sala, cozinha e banheiro e respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU – pisos cerâmicos e lajes em todos os cômodos, cobertura em estrutura metálica, caixilhos de aço galvanizado, azulejos nas paredes hidráulicas, acessibilidade e aquecimento solar para chuveiros.

O empreendimento também conta com toda a infraestrutura: muro de arrimo e mureta de divisa entre as casas, pavimentação nas vias do bairro, calçada de acesso nas unidades adaptadas, paisagismo, urbanismo, redes de água, esgoto e elétrica, drenagem e iluminação pública.