Mutirão de combate ao Aedes aegypti recolhe 47 toneladas de lixo

Com apoio da EPTV e objetivo de conscientizar moradores sobre a importância de acabar com o mosquito, ação aconteceu no último dia 14/12

Equipes trabalhando no mutirão de combate ao Aedes aegypti, no último dia 14 de dezembro, em mais quatro bairros da cidade (Divulgação)

A equipe de Controle de Vetores, do Departamento Municipal de Saúde recolheu um total de 49 toneladas de materiais prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, durante mutirão promovido em quatro bairros de Santa Rita do Passa Quatro, no último dia 14/12, sábado.

Com apoio do Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Serviços Municipais (DSM), o mutirão percorreu os bairros Jardim Bela Vista, Parque Lagoinha, Jardim lagoinha e Vila Norte, realizando mais um trabalho de combate a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Ao todo foram sete caminhões de material recolhido como pneus velhos, sacos, latas, lonas, vasos sanitários, entre outros. Em seis locais foram identificadas a presença de larvas do mosquito. O trabalho também contou com auxílio de mais dois veículos menores, com a participação de 34 pessoas.

O trabalho começou com orientação para que população colabore, separando todo material que não esteja sendo usando e que possa servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, plásticos, pneus, vasos de plantas, vasos sanitários, lonas, entre outros, para que sejam recolhidos pela equipe.

O material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário Municipal, onde será separado entre recicláveis ou não, para receber a destinação correta.

A ação fez parte da 5ª edição do Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti da EPTV Central, afiliada da TV Globo, com objetivo é conscientizar moradores sobre a importância de acabar com o Aedes aegypti.