Programa de Compostagem no Viveiro Municipal de Santa Rita do Passa Quatro

Desde 2017 o Viveiro Municipal, localizado à ETE “Manoel dos Reis Araújo”, vem desenvolvendo a prática da compostagem, todo material gerado nas atividades do viveiro de mudas é disposto em “leiras” (acúmulo linear de material), e assim que se obtém boa quantidade, ele é coberto com uma camada de aproximadamente 10cm de esterco de curral.
O processo de decomposição da matéria orgânica pode durar até 120 dias, dependendo das condições de temperatura e humidade, por isso nos períodos de maior estiagem o material é molhado, o que facilita a penetração do esterco e proliferação de bactérias e fungos que atuam na decomposição.
No ano passado toda a produção foi absorvida pelo próprio Viveiro e pelas hortas dos projetos desenvolvidos da escola “Laura Suriani Barbuio” e Instituto das Filhas de São José, por isso o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente está convidando a população a destinar seus materiais orgânicos provenientes de podas, ao piloto de compostagem, contribuindo com o volume de composto gerado e com a diminuição do lixo destinado ao aterro, para intensificar a produção de 2019.
Essa ação faz parte da diretiva Resíduos Sólidos do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul.