Santa Rita volta a receber oficinas culturais em outubro
Histórias e Canções e Dublagem serão os temas das ações promovidas em parcerias com Secretaria de Estado da Cultura
O mês de outubro volta com tudo em Santa Rita do Passa Quatro, com mas oficias culturais promovidas pelo Departamento de Cultura, Prefeitura Municipal, e Secretaria de Estado da Cultura, através do MIS (Museu da Imagem e do Som), Oficinas Culturais, Poiesis.
A Oficina Cultural “Histórias e Canções: A Confecção de Brinquedos e Instrumentos Musicais”, com Fernanda Munhão, acontece nos dias 8 e 9 de outubro (terça e quarta-feira), das 18h às 22 horas, no Pavilhão Cultural Dr. Eduardo Louzada Rocha.
Destinada a educadores e amantes da arte, a oficina permite mergulhar na cultura popular através da confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado. Durante o processo, será destacado a importância do brincar no universo infantil, as diferentes brincadeiras em várias partes do mundo, além da ampliação de repertório de brincadeiras cantadas, histórias, parlendas e trava-línguas.
Fernanda Munhão é graduada em jornalismo, letras, pedagogia e especialista em literatura e “contação” de histórias, ensino e uso estratégico das tecnologias em informação. Atuou durante 17 anos em sala e aula e hoje é professora de pós-graduação na arte de contar histórias. É escritora e contadora de histórias, atuando em todo o País. Participou como convidada dos festivais de narração oral em Porto-Portugal e Almirante Brown (Argentina).
Pela internet, as inscrições foram abertas estas semana e 30 vagas disponíveis já foram preenchidas no primeiro dia, com cerca de 10 pessoas já na lista de espera.
DUBLAGEM
Com data ainda a ser definida, a Oficina Livre de Dublagem, com Ítalo Yuri, irá abordar assuntos como: quem está por trás das vozes dos personagens? Como são realizadas essas dublagens?
A atividade é mais uma parceria o programa Pontos MIS e irá explorar, de maneira descontraída, a arte de dublar cenas e personagens. Primeiro serão analisados os diversos empregos dessa técnica na TV e no Cinema, a história da dublagem e sua evolução. Em seguida os participantes interpretarão sequências, inserindo nelas suas vozes e criando efeitos sonoros, usando recursos digitais. Serão apresentadas práticas vocais, captação de áudio, edição de áudio e vídeo e sincronização de som e imagem. Para isso serão aplicadas soluções de baixíssimo orçamento e o uso de programas gratuitos.
O ministrante da atividade será Ítalo Yuri que já realizou trabalhos na área da cultura, televisão e cinema, como gestor de conteúdo audiovisual, arte educador, cinegrafista, assistente de câmera e editor. Ele é formado em Rádio e TV e é técnico em processos fonográficos, além de grande admirador do cinema de animação e filmes trash.
As datas da oficina e das inscrições serão divulgadas em breve.