Tiros de Guerra participa de desfile cívico em comemoração ao aniversário de Santa Rita com destaque para a mulher no exército brasileiro

No dia 19 de maio, o Tiro de Guerra realizou a abertura do desfile cívico em comemoração aos 159 anos de aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, SP que transcorrerá no dia 22 de maio. Em comemoração a data, desfilou com o TG e o Chefe da Instrução, o 1º Sgt DAMIÃO sua filha AGATHA RIBEIRO destacando o a presença das mulheres no Exército Brasileiro que mesmo antes da eclosão dos movimentos feministas reivindicando a participação legitima das mulheres em todas as atividades profissionais, na Primeira Guerra Mundial elas se encontravam agregadas aos exércitos de diversos países como profissionais da área de saúde.

Acompanhando as mudanças do papel da mulher na sociedade e o incremento de lideranças do segmento feminino nas grandes empresas, e em cargos públicos, para o Exército Brasileiro fez-se necessária a sua presença nas atividades da caserna. Como essa inserção ocorreu de forma gradual e constante, culminando no ano de 2017, com o ingresso da mulher na Linha de Ensino Militar Bélico, habilitando-a a galgar os mais altos cargos na hierarquia militar da Força Terrestre.

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:

 

  • Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx);
  • Escola de Saúde do Exército (EsSEx);
  • Instituto Militar de Engenharia (IME);
  • Escola de Sargentos de Logística (EsSLog);

A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. Pesquisando na internet “PROCESSO SELETIVO PARA MILITAR TEMPORÁRIO”.

“…é o Exército Brasileiro, representado na Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, pelo Tiro de Guerra 02-077, escola de civismo e cidadania, estreitando laços de amizade, companheirismo e lealdade.”