Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, veja como vai ser

Em Santa Rita, idosos e profissionais de saúde serão vacinados na EMEI Galdina Lima Segatto

 

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira (23/3). Idosos (acima de 60 anos) e os profissionais de saúde serão os grupos a serem vacinados. Em Santa Rita do Passa Quatro a vacinação para idosos irá acontecer na EMEI Profa. Galdina Lima Segatto (ao lado da EMEF Madre Carmelita), no distrito de Santa Cruz da Estrela, e nas residências dos bairros de abrangência do PSF Miguel Bello, no Jardim São Luiz. Para os profissionais de saúde, a campanha será mantida no Centro de Saúde II.

Idosos residentes na área de cobertura do PSF Miguel Bello, Jd. São Luiz, Jd. Boa Vista I, II e III e Jd. Santa Maria, serão vacinados em suas próprias residências pelos agentes de saúde, do Programa Saúde da Família. Os moradores dos outros bairros, serão vacinados na EMEF Profa. Galdina Lima Segatto e no PSF Dulce Rodrigues de Campos (Estrela), no horário das 7h às 13h30.

A mudança segue os protocolos de segurança contra o covid-10 (novo coronavírus), e o local diferenciado visa evitar a aglomeração de pessoas no Centro de Saúde ou PAS CAIC, locais onde deveriam ser realizados a campanha.

 

ATENCIAPÇÃO

Prevista para iniciar na segunda quinzena de abril, campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em função do coronavírus. De acordo com o governo federal, a antecipação tem dois principais motivos: facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória covid-19, causada pelo novo coronavírus, e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.

Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

Antes, a campanha previa primeiro imunizar as gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos. A mudança ocorreu para reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, que é formado pelos idosos.

 

CALENDÁRIO DA CAMPANHA

A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina. No dia 16 de abril a campanha começa a atender professores e profissionais de segurança e salvamento. De 9 de maio em diante será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.