Vacinação contra sarampo terá ‘Dia D’ neste sábado no município

 

Campanha acontece no Centro de Saúde II, PAS do CAIC e PSF Estrela das 8h às 17 horas

 

Neste sábado (19/10) acontece o “Dia D” de vacinação contra sarampo. Em Santa Rita do Passa Quatro, o Departamento Municipal de Saúde promove a campanha no Centro de Saúde II, PAS do CAIC e PSF Santa Cruz da Estrela, as 8h às 17 horas.

A imunização é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, considerada a faixa etária mais vulnerável a apresentar complicações pela doença. AS crianças devem ser levadas aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

A campanha, começou no último dia 7 de outubro e a vacina aplicada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

A campanha segue até o próximo dia 25 de outubro, quando a vacinação ocorre no Centro de Saúde II e no PAS CAIC, onde as vacinas são aplicadas as terças e quintas-feiras, apenas no período da manhã, no das 8h às 11h.

O Ministério da Saúde, anunciou a distribuição de mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para todo o país. Do total, 6,5 milhões foram destinadas aos municípios paulistas.

 

SERVIÇO
VACINAÇÃO SARAMPO- DIA D
ONDE: Centro de Saúde, PAS CAIC e PSF Estrela
HORARIO:
  das 8h às 17 horas.
Público alvo:
crianças de 6 meses a 5 anos.