1ª Conferência Municipal da Saúde contou com grande participação

Evento aconteceu no Centro Cultural Mário Covas com a presença de 126 pessoas, além da comissão organizadora e convidados

Participantes Conferência Municipal da Saúde no Centro Cultural Mario Covas  (AssCom/Divulgação)

A população de Santa Rita do Passa Quatro foi convidada a participar e opinar sobre um dos assuntos mais importantes da atualidade, a saúde pública. No último dia 5/4, sexta-feira, aconteceu no Centro Cultural Mario Covas a 1ª Conferência Municipal da Saúde. De acordo com a organização, o evento contou com a presença de 126 pessoas, além da comissão organizadora e convidados

Organizada pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, o evento debateu o tema “A consolidação do SUS para manutenção do direito a Saúde” e seguintes eixos: O papel do estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde; A função reguladora do estado na estruturação do SUS; A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento e A participação social – cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo.

A mesa de abertura foi composta pela vice-prefeita municipal, Maria Rita Mondin de OLiveira, o vereador Lucas Comin Loureiro, a diretora do Departamento Municipal Saúde, Renata Barioni Bonifácio, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael de Oliveira Alves e o palestrante convidado, Dr. José Luiz Riani.

Durante o evento o DMS apresentou um vídeo institucional, destacando os trabalhos desenvolvidos pelas UBSs do município, bem como deu destaque ao trabalho dos outros equipamentos de saúde do município, como CAIS-SR, Lar São Vicente de Paula, APAE e Santa Casa.

A Santa Casa, por sua vez, aproveitou a conferência para lançar o novo site da instituição, mostrando suas inovações e utilidades.

As palestras da Conferência foram proferidas pelo Doutor Riani, que falou sobre o Contexto Atual do Sistema Único de Saúde e pelo Doutor Élio Daldegan Junior, promotor público, que abordou o tema “Saúde como Direito

No período da tarde foram desenvolvidas as atividades dos grupos de trabalho, que apresentaram propostas referidas aos eixos temáticos, ao Sistema Único de Saúde como um todo, e para o próximo Plano Municipal de Saúde, além de indicar os delegados representarem o município na etapa regional.

Na plenária final ficou deliberado que o CMS convocará os delegados eleitos para apresentar o relatório do que foi produzido na conferência para próxima reunião do conselho.

PREPARAÇÃO

A Conferência Municipal da Saúde contou com eventos em preparação na semana que antecedeu a sua realização. Ao todo foram promovidas quatro pré-conferências na Santa Casa, CAIS-SR, CCI Santa Cruz da Estrela e Câmara Municipal.  E na noite anterior, aconteceu a a palestra “Envelhecimento e Saúde”, proferida pelo Prof. Dr. Jose Luiz Riani, do Centro Universitário Claretianos, de Rio Claro.