5º Concurso Literário valoriza a cultura e educação de Santa Rita

Competição foi promovida pela empresa Bomsistema em parceira com o Departamento Municipal de Educação

Mais uma noite de festa e valorização da educação e cultura santa-ritense. Assim foi o 5º Concurso Literário de Santa Rita do Passa Quatro, promovido pela empresa Bomsistema – Sistemas de Pressurização de Fluidos Ind. e Com. Ltda., em parceria com o Departamento de Educação, da Prefeitura Municipal.

A premiação aconteceu no último dia 28 de novembro, quinta-feira, no Centro Cultural Mário Covas, com a premiação de estudantes participantes em três modalidades literárias: Conto, Poesia e Dissertação Crítica, nas duas categorias, dividindo alunos de ensino fundamental e médio.

Concorreram alunos das escolas da rede pública e particular E.E Nelson Fernandes, E.E. Prof. Ignez Giaretta Sguerra, Sesi Salomão Esper, Etec Manoel dos Reis Araujo, EMEF do CAIC Laura Suriane Barbuio, Colégio Objetivo Santa Rita e Cooperativa de Ensino Santa Rita.

O Concurso Literário tem como objetivo revelar talentos da literatura local e estimular jovens na criação literária. O julgamento deverá seguir critérios da Academia Santarritense de Letras, através de comissão julgadora composta por membros conhecedores e experientes em literatura.

Todos os trabalhos inscritos são compilados em um livro, editado e distribuído pela empresa promotora. Para comemorar os cinco anos do concurso, o livro de 2019 também inclui as obras vencedoras nas quatro primeiras edições do concurso.

CONFIRA OS GANHADORES

PoesiaCategoria 1
1º lugar: “O Trabalho do Lavrador” – Marianna Beatriz Toso Lustosa – Colégio Objetivo.
2º lugar: “Bola” –  Kauan Canalli de Souza- Sesi Salomão Esper.
3º lugar: “Talento” -Pedro Henrique Arimathéa Pereira – Sesi Salomão Esper.

PoesiaCategoria 2
1º lugar:Teus” – Maria Eduarda Ap. Barboza – E. E. Nelson Fernandes.
2º lugar:Escrava De Uma Lembrança” – Ana Júlia Vitoriano Jerônimo – CAIC.
3º lugar: “O Banquete De Platão” – Raísa Belon Bariotto – E.E. Nelson Fernandes.

ContoCategoria 1
1º lugar: “Os Quatro Reinos, E Seus Reis” – Maria Eduarda Caetano Soares – CAIC.
2º lugar: “Espuma De Pimentão” – Caio Canalli – Sesi.
3º lugar: “Somos Todos Sobreviventes” – Helena Viotto Octaviano – Sesi.

ContoCategoria 2
1º lugar: “O Rapto” – Thais Pedroso da Cruz Viviani – CEC
2º lugar: “De Quem É A Culpa?” – Ana Carolina Boaventura – Etec Manoel dos Reis Araujo.
3º lugar: “Mãe : Minha Heroína” – Thiago Henrique Lopes – CAIC.

DissertaçãoCategoria 1
1º lugar: “Uma Esperança Para a Amazônia” – Ester Thomazi Zuliani – Sesi.
2º lugar: “A Verdade” – Júlia Comitre Leme – Sesi.
3º lugar: “O Tráfico No Brasil” – Luis Felipe Rodrigues Serafim – Colégio Objetivo.

DissertaçãoCategoria 2
1º lugar: “A Amazônia: Uma Questão de Conscientização” – Júlia Helen de Siqueira César – CAIC.
2º lugar: “O Amor se Adaptando à Nova Era” – Maria Eduarda Providel – Etec Manoel dos Reis Araujo.
3º lugar: “Os Malefícios do Plástico”- João Vitor Sales Porfírio – E. E. Prof. Ignez Giaretta Sguerra.