Antecipada, vacinação contra a gripe vai começar no próximo dia 23

Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros grupos a serem imunizados; 9 me maio será o Dia D

 

Idosos e os profissionais de saúde serão os grupos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Aripe. A imunização vai começar no próximo dia 23 de março, segunda-feira. Prevista para iniciar na segunda quinzena de abril, campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em função do coronavírus.

Em Santa Rita do Passa Quatro a vacinação acontece no Centro de Saúde II, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15 horas, e os PAS CAIC, às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30. É fundamental apresentação da carteirinha de vacinação.

De acordo com o governo federal, a antecipação tem dois principais motivos: facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV), e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.

Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

Antes, a campanha previa primeiro imunizar as gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos. A mudança ocorreu para reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, que é formado pelos idosos.

 

CALENDÁRIO DA CAMPANHA

A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina. No dia 16 de abril a campanha começa a atender professores e profissionais de segurança e salvamento. De 9 de maio em diante será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

 

DIA D

No sábado, 9 de maio, acontece o Dia de Mobilização Nacional, ou Dia D, da Campanha de Vacinação contra gripe.  Em Santa Rita a vacinação vai ocorrer no Centro de Saúde II (rua Inácio Ribeiro, 438 – Centro), no PAS do CAIC, e na UBS de Santa Cruz da Estrela, todos no horário das 8h às 17 horas. Todos os grupos de risco serão atendidos neste dia.