Cobertura Vegetal no Perímetro Urbano

Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade: 

 

Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

 

Utilizando imagem do Google Earth (imagem de 08 de junho de 2019) o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente desenhou polígonos demarcando a projeção de copa de todas as arvores e fragmentos vegetais do perímetro urbano do município de Santa Rita do Passa Quatro.

A análise dos dados foi feita utilizando o Programa Qgis vesão 3.8. De acordo com a análise, o município de Santa Rita do Passa Quatro apresenta atualmente, 472,17ha de cobertura vegetal no perímetro urbano, o que representa 27,77% dos 1700ha de área urbana.

Esse valor representa 629,9m² de área verde para cada um dos aproximadamente 27000 habitantes, valor considerado bom comparado a outros centros urbanos do Estado de São Paulo. As ações de melhoria de arborização urbana estão constantemente sendo feitas, e nos últimos 2 anos mais de 3 mil árvores foram plantadas na área urbana, e com a chegada do período de chuvas de 2019 os plantios serão retomados, abrangendo todos os bairros da cidade.

É importante que exista um auxílio da população na manutenção das árvores plantadas pela prefeitura, isso é bem simples e não dá nenhum trabalho, e quando uma árvore for plantada na calçada de sua residência, ajude a deixa-la molhada e bem estaqueada.

Polígonos amarelos feitos em todas copas de árvores do município afim de se calcular a porcentagem de cobertura vegetal urbana, e o polígono vermelho demostra o perímetro urbano.