Com 246 casos confirmados em Santa Rita, dengue continua sendo preocupação

Ao todo são 362 notificações da doença, que segue avançando e pode se tornar um agravante ainda maior diante da pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 (novo coronavírus) não excluiu os cuidados com a dengue, doença que continua avançando em todo país. Os casos confirmados de doença em Santa Rita do Passa Quatro saltaram de 229 para 246 em uma semana. Até a última quarta-feira (8/4) o Departamento Municipal de Saúde contabilizou 362 notificações, das quais 89 já foram negativadas.

Desde o início do mês, quando o número de casos superou os 80, não são mais realizados exames e para confirmar a doença, basta o diagnóstico clínico, isso ocorre para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Os agentes de controle de vetores, da Vigilância Epidemiológica Municipal, estão nas ruas em trabalho intenso de orientação, prevenção e combate. Por lei, a população deve garantir acesso aos agentes às residências. Nos locais onde forem encontrados água parada ou larvas o proprietário ou morador irá receber uma notificação e, em caso de reincidência, poderá também ser multado, de acordo com a Lei 2964/2011. A multa é de 5 Valores de Referência, que pode ultrapassar os R$ 600,00.

SINTOMAS E FATALIDADE

Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos.

A dengue pode levar a morte pessoas com comorbidades (enfermidades que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças).