Com orientação na fila, começou a vacinação contra a gripe na Galdina

Idosos estão sendo orientados a ficarem a uma distância mínima de um metro um do outro

 

Pessoas são orientadas a manter distância de um metro umas das outras, na fila da vacinalção (Divulgação)

Começou hoje (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde. Em Santa Rita do Passa Quatro a vacinação para idosos acontece na EMEI Profa. Galdina Lima Segatto (ao lado da EMEF Madre Carmelita), no distrito de Santa Cruz da Estrela,

Com movimento intenso já pela manhã, os idosos estão sendo orientados por um profissional da saúde a manterem uma distância mínima de um metro entre uma pessoa o outra.  A medida visa evitar aglomeração, visa a prevenção contra o covid-19 (novo coronavírus).

A campanha de vacinação contra gripe, iniciada hoje: idosos devem ser vacinados na EMEI Galdina Lima Segatto (Divulgação)

A campanha acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 13h30.  Além da EMEI Galdina, o PSF Dulce Rodrigues de Campos, em Santa Cruz da Estrela, também está realizando a vacinação.

A mudança de local segue os protocolos de segurança contra o covid-10 (novo coronavírus), e o local diferenciado visa evitar a aglomeração de pessoas no Centro de Saúde ou PAS CAIC, locais onde deveriam ser realizados a campanha.

Estima-se que a campanha deva imunizar cerca de 5 mil idosos e 800 profissionais de saúde em Santa Rita.

 

VACINAÇÃO EM CASA

Idosos residentes na área de cobertura do PSF Miguel Bello, Jd. São Luiz, Jd. Boa Vista I, II e III e Jd. Santa Maria, serão vacinados em suas próprias residências pelos agentes de saúde, do Programa Saúde da Família.

Acamados ou impossibilitados de se locomover também podem receber a vacina na própria casa. Para isso, devem entrar em contato com o Centro de Saúde II, pelo telefone 3582-6171 fornecendo o endereço.

 

CALENDÁRIO DA CAMPANHA

Idosos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina. No dia 16 de abril a campanha começa a atender professores e profissionais de segurança e salvamento. De 9 de maio em diante será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

 

VACINA

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.  Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.