Controle de vetores realiza ação de eliminação de criadouros no Planalto

Trabalho no último dia 31 de outubro resultou na recolha de 700 quilos de material descartado irregularmente que poderiam servir de criadouros do mosquito

A equipe de Controle de Vetores, do Departamento de Saúde, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, promoveu no último dia 31 de outubro, quinta-feira, uma ação de eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

O trabalho aconteceu no Jardim Planalto, incluindo ama Área de Preservação Permanente (APP) existente no bairro. O resultado da atividade foi a recolha de 700 quilos de material descartado irregularmente e que poderia ser tornar criadouros, como sacos plásticos, lonas e embalagens. Do total, foram recolhidas cinco amostras de larvas para serem analisadas.

Esta foi a terceira ação com o mesmo objetivo promovida no mês de outubro. No dia 18/10, sexta-feira, trabalho foi realizado nos córregos Rangel e Capituva. No dia 22/10, terça-feira, a ação aconteceu em APP nas proximidades do bairro Jardim Bonanza e nas margens do córrego Água Espraiada. Todo material recolhido recebe destinação correta.

FINADOS

Equipe que participou dos trabalhos de prevenção no Cemitério Municipal (Divulgação)

Em função do Feriado Nacional de Finados, celebrado anualmente no dia 2 de novembro, a Equipe de Controle de Vetores intensificou sua atuação no Cemitério Municipal local.

Os agentes trabalharam no local na quinta e sexta-feira (31/10 e 1/11), dias que antecederam o feriado, com trabalho especialmente de orientação, com exposição de vetores e explicações sobre arboviroses e escorpiões, além de entrega de areia para serem colocados nos vasos aos frequentadores do cemitério.

CASOS EM 2019

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do município, em 2019, até o mento foram feitas 112 notificações de suspeitas, com 56 casos confirmados como positivos.

A equipe de Controle de Vetores está nas ruas com trabalho de orientação, combate e prevenção, com o chamado bloqueio ativo e, em alguns casos até nebulização, sempre atenta ao chamado Índice de Breteau (IB), que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas casas, pela quantidade de total vistoriadas.

A recomendação é que a população deve ser prevenir.  Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.