Dia 25 de Julho é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
A data foi sancionada no Brasil pela Lei nº 12.987/2014, em que também se comemora o Dia de Tereza de Benguela.
Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, e viveu no século XVIII resistindo à escravidão, e se tornou um símbolo de resistência para as mulheres negras.
Na necessidade de ampliar a reflexão sobre a vida dessas mulheres e pressionar o poder público para implementação de políticas públicas que viabilizem a redução das desigualdades, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), e a Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Coletivo Maria Helena de Jesus, de Santa Rita do Passa Quatro, promoverá o “JULHO DAS PRETAS” que acontecerá nos dias 15, 23 e 25 do referido mês.
Uma ação em nome de tantas mulheres que são e foram importantes para nossa história, e que também seguimos.
Serão dias de muita convivência e aquilombamento, momentos com poesias, círculos de vivências, debates, dinâmicas e apresentações artísticas!
Esperamos por vocês!

Dia 15 de Julho
Tema: A FORÇA ANCESTRAL UNE MULHERES NEGRAS
Local: Centro Cultural e Museu José Spadon
Transporte saindo às 19h00 do PSF do Jardim São Luiz, passando pelo ponto de ônibus do Lazer, retorno previsto para às 21h30.
Dia 23 de Julho
Temas: CAMINHOS DE RESISTÊNCIA PARA A AFIRMAÇÃO DA MULHER NEGRA
e AUTONOMIA FINANCEIRA DAS MULHERES NEGRAS
Local: Caic “Laura Suriani Barbuio”
Obs: Levem seus filhos!
Transporte: Saindo às 14h30 da praça do Jardim Planalto, passando pela Vila João Lázaro, retorno previsto para às 18h00.
Dia 25 de Julho
Tema: OCUPA PRETA QUE O LUGAR É SEU!
Local: Centro Cultural e Museu José Spadon
Transporte: Saindo às 19h00 do PSF do Jardim São Luiz, passando pelo ponto de ônibus do Lazer, retorno previsto para às 21h30.