Doação de sangue em Santa Rita está mantida com protocolo de segurança

Ação será realizada em parceria entre Hemocentro Ribeirão Preto e Departamento Municipal de Saúde, neste sábado, na EMEF Madre Carmelita

Com as devidas precauções para que não haja aglomeração de pessoas, garantindo, assim a prevenção da disseminação do novo coronavírus, o Hemocentro Ribeirão Preto mantém para este sábado (21/3) a mais campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, em Santa Rita do Passa Quatro. Em parceria com Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde, a campanha acontece à partir das 7 horas, na EMEF Madre Carmelita.

Como medidas segurança adotadas, os doadores serão mantidos na parte externa da escola (pátio ou quadra coberta) e a solicitação que é fiquem espalhados em distância segura um do outro de pelo menos um metro. As instruções ou restrições para doação serão informados por meio de cartazes, para que o candidato à doação, caso não se encaixa nas normas ou requisitos, possa desistir ou permanecer para dar continuidade ao fluxo.

A entrada será limitada em 15 doadores por vez, para passarem pela recepção (cadastro), em seguida, individualmente, os voluntários irão passar pelo captador para cadastro e orientações. Assim que os doadores passarem pela pré-triagem e estiverem seguindo para a entrevista, será chamado outro grupo de 15 doadores para o mesmo processo.

No corredor principal que dará acesso às salas de pré-triagem, entrevista e salas de coleta serão mantidas 30 cadeiras, espaçadas umas das outras, no limite de segurança. Também será destinada mais uma sala desocupada para a coleta do sangue.

QUEM PODE DOAR

Para ser doador é preciso ter idade entre 18 e 67 anos, estar com boa saúde, pesar no mínimo 50kg (homens) ou 51kg (mulheres). Voluntários com idade entre 16 e 18 anos também podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. É obrigatório apresentar documento oficial com foto.

Santa Rita está entre os 210 municípios atendidos pelo Hemocentro Ribeirão Preto. Ao todo são 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.

Promovida pelos menos duas vezes ao ano na cidade, todas com presença expressiva da população local.  A última campanha em Santa Rita aconteceu no último mês de setembro de 2019.