GESTÃO E RESPONSABILIDADE: Com prioridades, prefeitura amplia repasses às entidades nos últimos anos

Em 2019, um total de R$ 6,88 milhões foram repassados às instituições como Santa Casa, APAE e Asilo, representando 8,73% da receita do município

Muitos municípios brasileiros passam por dificuldades com queda de arrecadação, atrasos em pagamentos do funcionalismo e fornecedores, falta de recursos para manutenção de serviços à população e investimentos. Tudo isso reflexo da dificuldade enfrentada pelos gestores públicos diante da crise que assola o país nos últimos anos.

Santa Rita do Passa Quatro vive uma situação inversa. O atual governo do prefeito Leandro Luciano dos Santos priorizou a gestão, tomou as medidas necessárias em busca de maior eficiência na utilização dos recursos e hoje pode comemorar um saldo positivo em diversos setores.

Com situação financeira estável, a Prefeitura santa-ritense se mantém em dia pagamentos de servidores e fornecedores de produtos e serviços. Além disso, nos últimos, pode ampliar consideravelmente o repasse para as principais entidades assistenciais do município, que prestam importantes serviços à população e ainda geram cerca de 200 empregos diretos na cidade.

De acordo com dados do Departamento de Finanças da Prefeitura, nos últimos sete anos, os valores dos convênios repassados as entidades do município cresceram de forma considerável (acompanhe os gráficos) e em 2019 chegaram a R$ 6,88 milhões, representando 8,73% da receita do município.

Como exemplo, está a Santa Casa, que em 2012 recebeu da prefeitura R$ 1,2 milhão, passando, em 2019, para R$ 3,8 milhões e, em 2020, vai chegar a R$ 4,2 milhões, já previstos no orçamento para o próximo ano. Outra entidade, a APAE, recebeu da prefeitura R$ 206 em 2012, valor que passou para R$ 714 mil em 2019. Para o Lar São Vicente de Paulo, o Asilo, também ouve um salto no repasse de R$ 51 mil, em 2012, para R$ 223 mil, em 2019.

“Priorizar a gestão significa responsabilidade com o dinheiro público, revertendo em benefícios para a população. Exemplo é o crescimento no repasse para as entidades do município, que além de prestar um grande serviço para a comunidade ainda geram mais de 200 empregos”, disse o prefeito.