GRIPE: Campanha de vacinação em Santa Rita volta para o Centro de Saúde e CAIC

Crianças menores de 6 anos, gestantes também já estão sendo vacinados desde a última quarta-feira

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Santa Rita do Passa Quatro está de volta ao Centro de Saúde II e PAS do CAIC a desde a última quarta-feira (22/4).

Além de idosos, profissionais de saúde, portadores de comorbidades e motoristas, campanha também se estende para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias). Os grupos foram priorizados pelo Ministério da Saúde, em função do maior risco de sofrer complicações da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

No Centro de Saúde II, a vacinação ocorre das 7h às 13 horas. No PAS do CAIC, o horário é das 8h às 11h e das 13h às 14h30, ambos de segunda a sexta-feira.

Iniciada no último dia 23 de maço, a campanha em Santa Rita atendeu mais de 5,4 mil pessoas, sendo 4266 idosos, 716 profissionais de saúde e 438 portadores de comorbidades, de acordo com dados do Departamento Municipal de Saúde.

As vacinas também são aplicadas pelas equipes do PSF Miguel Bello, no Jardim São Luiz e adjacências, e PSF Dulce Rodrigues de Campos, em Santa Cruz da Estrela.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.