O Conselho Tutelar de Santa Rita do Passa Quatro, comemorando os 30 anos do ECA

Estatuto nasceu da Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227

 

Os conselheiros atuais do Conselho Tutelar de Santa Rita do Passa Quatro (Divulgação)

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069 de 13/07/90, está completando 30 anos de sua existência e contribuiu para que muitas mudanças acontecessem, que é o reconhecimento de direitos, e garantir que crianças e adolescentes brasileiros, até então reconhecidos como meros objetos de intervenção do Estado e da família passem a ser sujeitos de direitos. Hoje as crianças são vistas como cidadãos em desenvolvimento e que precisam de proteção.

O ECA é um marco legal para a infância, porque estabeleceu a criança e ao adolescente  direitos e deveres e previu claramente as atribuições do Estado da família e da sociedade em relação a proteção da criança e adolescente é  extensivo a todos sem distinção de raça, etnia e condições sociais. O ECA também foi importante para a criação de Instituições, como Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares, para garantir e estabelecer políticas básicas e especiais para a infância e juventude.

“Criança e Adolescentes- Prioridade Absoluta. É o que queremos, e é isso que defendemos”. Conselheiros: Elaine C. Thomazi Zuliani, Miriam C.C. Pereira, Leide P. Lencione Lopes Silva, Denise Ap. Delgado Carniato e Carlos Alb. dos Santos.