Operação Corta-Fogo

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente criou no município o Plano de Auxílio Mutuo (PAM) e Rede Integrada de Emergência (RINEM), que reune diversas frentes do município e forma uma nova equipe “CORTA FOGO”, que neste ano trabalhará em parceria no combate à incêndios e queimadas no município e arredores. As frentes que compõem a equipe são: DAMA, DSM, Arteris (Intervias), Polícia Militar Florestal, Horto Florestal, Parque Vassununga, Grupo Eco4, o grupo de ciclistas Ktrak do Abreu, Usina Santa Rita, Usina Ferrari, Bombeiros Civis, Defesa Civil, Sindicato Rural, Munícipes e Proprietários Rurais voluntários. O objetivo é termos um grupo que tenha equipamento e um grande número de pessoas envolvidas, de todas as regiões da cidade. Desta forma, a informação sobre os incêndios será passada o mais rápido possível e o combate ser feito com mais eficiência e rapidez. No dia 29 de março, a  equipe do DAMA recebeu um treinamento oferecido pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo sobre Operação Corta-Fogo, Operação e combate a Incêndios Florestais em RPPN.

Objetivos do PAM/RINEM

·         Atuar na redução dos riscos e na prevenção de ocorrências.

·         Reunir recursos e assegurar maior eficiência no atendimento de emergências dentro de uma determinada região.

·         Definir ações rápidas, eficientes e coordenadas para o atendimento de casos de emergência.

·         Proporcionar aprimoramento técnico, integração entre os participantes, troca de informações e conhecimento dos riscos potenciais de desastres na região de abrangência.

No total foram confirmadas 80 pessoas, o departamento frisa que a participação da população é de extrema importância. Para aqueles que querem se voluntariar, é necessário realizar o cadastro no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o cadastro pode ser realizado através dos telefones (19) 3582-9004 e 3582-9007.