PREFEITURA CONVIDA A TODOS PARA A REABERTURA DO MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ZEQUINHA DE ABREU

Após um período fechado para restauração e reorganização de acervo, finalmente o nosso museu será reaberto para visitação hoje, 22 de fevereiro, às 19h30, mês em que se comemora o Centenário da “Semana de Arte Moderna”.

Episódio histórico ocorrido em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana da Arte Moderna reuniu os mais importantes e inovadores artistas e intelectuais brasileiros da época, para romper com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores, defendendo um novo ponto de vista estético, um “estilo novo” e o compromisso com a independência cultural do país, se tornando um ato simbólico uma vez que também festejou-se o centenário da independência do Brasil.

Criado por decreto estadual em 1969 e tombado em 1981, pelo órgão CONDEPHAAT, o museu situa-se na Praça Poeta Mario Mattoso, em Santa Rita do Passa Quatro, na antiga Estação Ferroviária, é temático e destina-se a recolher, preservar e difundir a música de José Gomes de Abreu, o Zequinha de Abreu (1880- 1935), bem como seus pertences entre partituras manuscritas, seu piano, fotos, cartas, mobiliário, etc.

Também abriga os registros da época da ferrovia e do início da cidade, objetos pertencentes às fazendas de café e outros objetos que remetiam a condição dos escravos que trabalhavam em algumas dessas fazendas.

Em breve o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro anunciará os dias e horários de visitação.