Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” foi lançado nesta sexta-feira no CAIC

Álbum de figurinhas desenvolvido pela escola em parceria com a COMASA utiliza a educação como ferramenta de conscientização

O meio ambiente vem sofrendo grandes danos em virtude da ação inadequada e inconsequente do homem. Essas ações levam o planeta Terra ao colapso, prejudicando o ecossistema e provocando a escassez dos recursos naturais.

Preocupados com o futuro das próximas gerações a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)  CAIC “Laura Suriani Barbuio” em parceria com a COMASA (Companhia Águas de Santa Rita) e apoio da Prefeitura e do Instituto Florestal de Santa Rita do Passa Quatro, lançam o projeto socioeducativo “Guardiões do Meio Ambiente”.

A iniciativa, que é inédita no município de Santa Rita do Passa Quatro, apresenta um álbum de figurinhas dos alunos totalmente voltado aos assuntos relacionados a construção de uma consciência sustentável que utiliza a educação como ferramenta atrativa e lúdica na disseminação das informações.

São 38 páginas temáticas desenvolvidas com dados importantes sobre a água, meio ambiente, resíduos sólidos, saúde pública, reciclagem e turismo que incentivam o uso consciente dos recursos hídricos, valorização dos serviços de saneamento, sensibiliza a comunidade na prevenção de doenças e ajuda na gestão dos resíduos sólidos.

Os conteúdos abordados no álbum serão trabalhados com os alunos do 1º ao 9º ano da EMEF CAIC, por meio de atividades que serão elaboradoras pelos professores ao longo dos seis meses de duração do projeto. À medida que as atividades forem concluídas, cada participante receberá pacotinhos de figurinhas – que serão personalizadas com as fotos dos estudantes, professores e equipe escolar –  para completarem as páginas.

Serão distribuídos gratuitamente 420 álbuns e 150 mil figurinhas ao longo do projeto.  Estarão envolvidos no “Guardiões do Meio Ambiente” 314 alunos, 35 professores, 15 funcionários da EMEF CAIC e 1200 familiares dos discentes.

Para a COMASA a realização desse projeto visa estabelecer uma conexão direta com a comunidade, demonstrando a responsabilidade social que possui no município e a oportunidade de colaborar para a execução de ações para a formação de cidadãos conscientes, capazes de intervir através de uma postura participativa como futuros guardiões do meio ambiente.

Entrega dos álbuns

A cerimônia para entrega dos álbuns aos alunos foi realizada nesta sexta-feira (12/4), no CAIC, com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos, o diretor técnico da Comasa, Carlos Roberto Ferreira e demais parceiros do projeto.

Sobre a Comasa

A COMASA nasceu em 2016 com o compromisso de investir na expansão e operar os serviços básicos de água e esgoto em Santa Rita do Passa Quatro. Eficiência e tecnologia são as palavras-chave para entender os avanços proporcionados pela concessão em apenas 3 anos de trabalho. Um exemplo é o índice de perdas de água tratada nos sistemas, que passou de 61% para 20% em 2019, sendo que a meta contratual é atingir 25% em 2021. Ainda este ano, importantes avanços no sistema de esgoto serão alcançadas com a finalização da ETE Capituva, cuja construção está sob responsabilidade do município, e início de operação sob reponsabilidade da COMASA.