Santa Rita registra oito casos de dengue confirmados

Departamento de Saúde aguarda resultado de exames de 26 notificações suspeitas

 

De 1º de janeiro até o último dia 22 de abril, Santa Rita do Passa Quatro soma 42 notificações de suspeita de dengue. Deste total, oito casos foram confirmados, outros oito exames deram resultado negativo. O Departamento Municipal de Saúde aguarda pelo resultado das outras 26 notificações, pelo Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, mesmo nas baixas temperaturas, a população deve ser prevenir, evitando água parada e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe de Controle de Vetores está nas ruas com trabalho de orientação, combate e prevenção, com o chamado bloqueio ativo e, em alguns casos até nebulização. A preocupação ainda é o Índice de Breteau (IB), que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas casas, pela quantidade de total vistoriadas.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.