TODOS NO COMBATE À DENGUE

A equipe do controle de vetores da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está passando diariamente pelas ruas da cidade, aplicando inseticida e buscando eliminar os focos da dengue. Os profissionais entram nas residências – habitadas ou não – e fazem o serviço de nebulização em possíveis criadouros do mosquito.
Pedimos à população que seja, também, um agente de combate à dengue.
MÉTODO DE PREVENÇÃO
A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água.
Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.
Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.