Vacinação antirrábica na cidade acontece neste domingo

Promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses, campanha terá postos espalhados pela cidade

Neste domingo (27/10), acontece a campanha de vacinação antirrábica na área urbana em Santa Rita do Passa Quatro. Promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, a campanha para cães e gatos acontece das 9h às 16 horas, e diversos pontos espalhados pela cidade (confira a seguir).

A ação será realizada em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados município em toda campanha.

É importante que os cães sejam levados com coleira e os gatos em sacos ou caixas, para evitar fugas ou acidentes. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade. Todas as seringas e agulhas são descartáveis.

O cartaz de divulgação da campanha de 2019 foi criado com a ilustração da estudante Gionavana de Fátima Fernandes Crispim, do 5º ano da EMEF Francisco Ribeiro. A estudante venceu um concurso promovido entre alunos de 1º a 5º ano.

RAIVA

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO:

• CCI Vila Kennedy,
  • Praça do Rosário,
  • Cemitério, Botafogo (em frente ao Asilo),
  • Jardim 22 de Maio (praça),
  • Bonanza (quiosque próximo a pista de skate),
  • Nova Santa Rita (em frente ao escritório),
  • Boa Vista (em frente ao CAIC),
  • Praça dos Operários,
  • Praça Prof. Lauro Costa (EMEF Madre Carmelita),
  • Parque São Paulo (em frente ao CAIS – das 9h às 12h),
  • Planalto (praça – das 13h às 16h),
  • Santa Cruz da Estrela (praça central).