10 passos que vão te ajudar a evitar a dengue e outros problemas

A equipe de Controle de Vetores, do Departamento de Saúda da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está divulgando orientação objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Orientações:

1. Não acumule, água, lixo, entulho de construção e outros materiais. (pois servem de alimentos para insetos e outros animais).
  2. Conserte buracos e frestas de parede e muros (evite entrada e abrigo de animais e insetos).
  3. Vede com telas portas, janelas e ralos (barreira física é melhor que barreira química).
  4. Conserte vazamentos (insetos e alguns animais adoram umidade e agua parada).
  5. Não mate predadores naturais (respeite a natureza).
  6. Plante ervas aromática e procure deixar ambientes mais claros e arejados (insetos e alguns animais não gostam de cheiro de limpeza, ar natural e claridade).
  7. Faça a limpeza da casa com substâncias cítricas (os cítricos são repelentes naturais).
  8. Evite deixar objetos no chão (não forneça abrigo e esconderijo).
  9. Crie rotina de limpeza diária, varrer, passar pano, não acumule louça e roupas usadas (eles preferem locais parados e com resíduos).
  10. Afaste cama, sofá e outros objetos das paredes (eles costumam escalar ou se esconder).

Obs.: Em caso de febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas na pele procure o Posto de Saúde.