27º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS: Santa Rita celebra as tradições italianas à partir deste sábado

Expectativa é mais uma vez de grande participação do público da região, em razão do fim de semana prolongado

Atração do ano passado, a banda Via Roma volta à Santa Rita para mais uma Festa Italiana (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro celebra suas tradições italianas a partir deste sábado (6/6), quando acontece o evento mais aguardado do ano em toda região.  O 27º Festival de Tradições Italianas acontece até a segunda-feira (8/6), véspera de feriado, na Praça Poeta Mário Mattoso (Praça da Estação), reunindo música, dança e o melhor da gastronomia típica do país homenageado.

A data antecede o feriado de 9 de julho (quando comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932) por isso a expectativa é de grande participação do público das cidades da região e também de turistas de localidades mais distantes, como acontece todos os anos.

Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da prefeitura santa-ritense, em conjunto com entidades assistenciais do município, o evento terá abertura oficial no sábado, à partir das 19h30, com o Coral Professor Octávio Bueno de Camargo e Banda Zequinha de Abreu.

A Banda Zequinha de Abreu, durante a abertura do Festival de Tradições Italianas (Arquivo/AssCom/Divulgação)

E a programação musical irá contar com três bandas diferentes, que se destacam pelo repertório típico italiano. Na primeira noite o show será com a banda Via Roma, atração do ano passado, volta ao palco da Estação para mais uma noite memorável. No domingo (7/7), tem outra atração já conhecida, com Ivano Italianíssimo e abertura do Studio Arte & Movimento. A festa termina a segunda-feira (8/7), véspera de feriado, com a banda Viva Itália, mais uma conhecida do público.

Além das atrações musicais em sua programação, com bandas consagradas no cenário nacional da música italiana e atrações locais, a Festa Italiana deste também deverá contar com as entidades assistenciais que irão oferecer os mais variados pratos, num verdadeiro festival gastronômico típico.

Público na Praça da Estação, durante o 2º Festival de Tradições Italianas, promovido em 1994 (arquivo pessoal)

Lar Dom Luis Carbulotto, Recanto Juvenil Santa Rita (entidades do Instituto das Filhas de São José), Lar São Vicente de Paula, Paróquia São José Operário, Projeto Maria, Fundo Social de Solidariedade e Associação Jequitibá (CAIS_SR) irão oferecer uma grande variedade de pratos, entre doces e salgados, além do tradicional vinho.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.

27º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO
Música, dança e gastronomia típica
DATA:
6, 7 e 8 de julho.
HORÁRIO: à partir das 19h30.
LOCAL: Praça Poeta Mário Mattoso (Estação).

ATRAÇÕES:
Sábado (6/6):
Abertura com Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo e Banda Zequinha de Abreu. Show com a banda Via Roma.
Domingo (7/6): abertura com Studio Arte & Movimento e show de Ivano Italianíssimo.
Segunda-feira (8/6): show com a banda Viva Itália.
ENTRADA GRATUITA