28º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS: Banda Via Roma e entidades garantem realização do evento durante pandemia

Com homenagem a Barbuinho, live adequou o formato da festa, com restrições de aglomeração de pessoas

Prefeito e vice-prefeita durante a abertura da live do 28º Festival de Tradições Italianas (Sidney Jr/Divulgação)

Manter a tradição e adequar o evento mais tradicional do município em plena pandemia da Covid-19. Com este objetivo, o 28º Festival de Tradições Italianas, de Santa Rita do Passa Quatro, foi realizado em novo formato, no último dia 9 de julho, quinta-feira, com live com a banda Via Roma, a apresentação das entidades e seus pratos típicos.

Momento da homenagem a Barbuinho, um dos idealizadores da festa e aniversariante do dia (Sidney Jr/Divulgação)

O evento foi realizado sem a presença de público, no pátio do Centro Cultural José Spadon (antiga delegacia). A banda iniciou sua apresentação com as primeiras músicas do seu repertório.

A banda Via Roma durante  a live do 28º Festival de Tradições Italianas,  no último dia 9 de julho  (Sidney Jr/Divulgação)

Em seguida, o prefeito Leandro Luciano dos Santos, a vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, o diretor de Turismo e Cultura, Antonio Arnaldo Reatto dos Santos, realizaram uma bela homenagem José Roberto Barbuio, conhecido como Barbuinho, falecido recentemente, a um de seus idealizares do Festival Italiano, que foi criado durante sua gestão como prefeito, em 1993. Receberam a homenagem a irmã Margarida Barbuio Morandi e a filha do homenageado Carla Barbuio, no momento de grande emoção.  O evento também ocorreu no dia do aniversário do homenageado.

Alternando com a apresentação da banda, as entidades Projeto Maria, Lar Dom Luiz Caburlotto, Lar São Vicente de Paulo (Asilo), Associação Jequitibá (CAIS-SR) e Paróquia São José Operário apresentaram um breve histórico dos seus trabalhos realizados no município e os pratos que posteriormente serão servidos ao público.

A estrutura montada no Centro Cultural José Spadon para garantir a realização do evento mais tradicional do município (Sidney Jr/Divulgação)

Os pratos serão servidos no próximo dia 8 de agosto, sábado, nos sistemas take-out, drive thru ou delivery. Voluntários das entidades estão oferecendo os partos e, no ato da compra, informando a forma de retida de cada Instituição.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.