AUXILIO AO DESEMPREGADO: Programa da Prefeitura de Santa Rita inspira cidade da região

Em reportagem à emissora de TV, prefeito de Santa Cruz das Palmeiras afirma que criou projeto nos mesmos moldes que o santa-ritense

O prefeito com o grupo atual do Programa Auxilio o Desempregado em Santa Rita (AssCom/Divulgação)

Criado pela Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, em 2017, para enfrentar a crise de arrecadação nos municípios brasileiros, o programa Auxílio ao Desempregado, além de trazer benefícios para a cidade, serve inspiração para outros municípios. Exemplo disso foi a declaração do prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, José Crecentino Bussaglia, o Zé da Farmácia, em uma reportagem para o SBT, de que criou o Proad (Programa de Auxílio ao Desempregado), em seu município, nos moldes do projeto criado em Santa Rita.

“O Proad visa auxiliar o pessoal que não tem emprego surgiu porque tem uma cidade vizinha, que chama Santa Rita do Passa Quatro, que já tem o programa e deu um resultado muito bom”, declarou o prefeito palmeirense à reportagem. “O Proad hoje é um sucesso na cidade”, concluiu.

O prefeito de Santa Cruz das Palmeiras em reportagem sobre o Proad, inspirado no programa santa-ritense (AssCom/Divulgação)

Em Santa Rita, o Programa Auxílio ao Desempregado foi criado pela Lei Nº 3.351, de 18 de abril de 2017, com objetivo de oferecer oportunidades à população mais carente, para enfrentar a crise financeira e ao desemprego. A implantação é conjunta entre os Departamento de Serviços Municipais e o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social.

O programa seleciona pessoas desempregadas a fim de proporcionar-lhes ocupação, qualificação profissional e renda, junto ao Departamento de Assistência Social, mediante a concessão de bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, cesta básica, seguro de vida e de acidentes pessoais e cursos e treinamentos de capacitação profissional, pelo prazo de 12 meses, prorrogável por igual período.

Criado originalmente com 20 vagas, o programa ampliou para 25 em 2019, quando cerca de 130 candidatos fizeram inscrições para as provas seletivas. Para participar, todos tiveram que o obedecer a critérios como residir no município no mínimo por três anos, não ter outra fonte de renda e ter condições para a execução das tarefas propostas pelo programa. Os selecionados atuam na limpeza de vias públicas, com varrição de ruas, entre outros.

Além proporcionar manutenção da cidade, o Auxílio o Desempregado também gera uma economia para o município. Quando terceirizado, o trabalho de varrição de ruas custava aos cofres públicos cerce de R$ 1,2 milhão por ano. Com o programa, hoje são empregados cerca de R$ 250 mil anuais.

“Estamos mantendo a cidade limpa, com grande economia aos cofres públicos e ainda proporcionando oportunidade a quem precisa”, disse o prefeito Leandro Luciano dos Santos. “Isso é gestão, é responsabilidade com o dinheiro público, além de um belíssimo trabalho social”, concluiu.