“PONTO MIS”

O Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal tem o prazer de anunciar a continuidade das parcerias culturais com o “PONTO MIS” e agora iniciando as oficinas PRESENCIAIS

Oficina: Anita Malfatti – O Retrato do Modernismo
Dia: 05 de abril
Horário: 18:00 as 22:00
Local: Centro Cultural Governador Mário Covas
Praça José Gonso, s/n, Cinelandia
Santa Rita do Passa Quatro
Contato Departamento de Cultura 19 3584 5974
Classificação etária: para maiores de 14 anos.
Inscrição gratuita: 20 vagas
obrigatória a inscrição através do link: https://forms.gle/Bqyyb1GeRoxi5DF77
Metodologia: aula teórica e saída prática.
Pré-requisito: não é necessário possuir câmera fotográfica digital ou analógica para participar da oficina. Porém, se o aluno possuir (opcional), levar o(s) aparelho(s).

PRIMEIRA PARTE (2 horas) – A Semana de Arte Moderna – Anita Malfatti
SINOPSE A oficina terá como ponto de partida mostrar aos participantes a importância do movimento artístico do modernismo brasileiro, o contexto histórico, os principais artistas e suas obras. Dentre os vários artistas que compuseram a semana de arte moderna de 1922, a ênfase será na biografia de Anita Malfatti (1889 – 1964). A proponente mostrará suas principais obras, suas referências e sua inovação estética.
OBJETIVO
Aos participantes, o objetivo é que possuam conhecimento deste importante movimento artístico, obtendo mais repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens dos artistas apresentados.
Conteúdo Programático: – PRESENCIAL TEÓRICA
– A Semana de Arte Moderna – o movimento artístico-cultural; – As influências europeias; – O contexto histórico; – Conceitos apresentados; – Principais Artistas da Semana de 1922; – Acontecimentos da Semana de Arte Moderna;
– Desdobramentos da Semana de 1922;
– Características das suas obras:
– A proposital falta de ilusionismo, isto é, de perspectiva;
– Sua estética: cores, pinceladas, cortes;
– A conversão da luz em cor, e da cor em análise do espectro cromático;

SEGUNDA PARTE (2 horas) – Aula Prática – Saída Fotográfica
OBJETIVO
A observação e registros através do(s) aparelho(s) fotográfico(s). As inúmeras possibilidades estéticas que os participantes podem realizar, pautados sempre no tema: 100 Anos da Semana de Arte Moderna – especialmente com as obras de Anita Malfatti. Permitindo aos participantes o fruir, o rompimento dos estigmas clássicos, a desenvoltura livre, a investigação na gramática das cores utilizadas pela artista e a releitura através da câmera e das locações disponíveis nos municípios escolhidos.

Sobre a oficineira:

Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle, na execução de editoriais. Atuou como docente de Fotografia na FASM, Escola São Paulo, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.