Campanha de vacinação contra a gripe começou na última quarta-feira

Atendimento será dividido em grupos de risco; primeiro grupo são crianças, grávidas e mulheres que deram à luz recentemente  

 

Começou na última quarta-feira (10/4) mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (influenza). Dividida em etapas, a vacinação prioriza os diferentes grupos de risco. Em Santa Rita do Passa Quatro, a vacinação acontece no Centro de Saúde II (Rua Inácio Ribeiro, Centro) e no PAS do CAIC, ambos no horário das 8h às 12h e das 13h às 16 horas.

Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 6meses e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos: trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação.

A vacina distribuída é a trivalente e a campanha segue até o dia 31 de maio.

Pessoas acamadas ou impossibilitadas de se locomover poderão ser vacinadas na própria casa. Para isso, devem entrar em contato com o Centro de Saúde II, pelo telefone 3582-6171 ou 3584-5278, fornecendo o endereço.

 

DIA D

A Vacinação Contra a Gripe terá um dia especial para atendimento de todos os grupos de risco. O chamado Dia D acontece no dia 4 de maio, sábado, no Centro de Saúde II, no PAS do CAIC e PSF Santa Cruz da Estrela, no horário das 8h às 17 horas.